Diante de possível derrota na Câmara, rosáceos estudam estratégias
17/07/2018 10:36 - Atualizado em 19/07/2018 18:53
Menos mal
Diante da possível derrota nesta quarta-feira (18), na Câmara, a tropa rosácea está se organizando para que o placar pela reprovação das contas da ex-prefeita Rosinha Garotinho (Patri) seja o menor possível. Doze vereadores já afirmaram que seguirão o parecer do Tribunal de Contas do Estado (TCE), pela rejeição das contas. Seria necessário apenas nove. Assim vão surgindo outros planos dos rosáceos. A primeira opção seria a contratação de um advogado para defender a ex-prefeita em plenário. O defensor pediria prazo para analisar o processo. Se conseguir a façanha, será fato inédito no Legislativo, pelo menos desde a Constituição de 1988.
Ordem “de cima”
O outro plano é mais impositivo: partidos ligados à ex-prefeita baixariam uma resolução, proibindo seus vereadores de votarem seguindo o parecer do TCE. Um deles é o PRP. Presidido em Campos pelo vereador afastado em função de condenação da Chequinho Vinicius Madureira, a legenda recebeu recentemente um filiado de peso: o ex-governador Anthony Garotinho, que levou com ele o filho Wladimir e o deputado estadual Bruno Dauaire, além de outros novos membros. A presidente regional do partido, Eliane Cunha, é “assim ó” com Garotinho.
Charge do dia
Charge do dia
Mais
Confirmando o relatório do TCE, como parece o mais possível de acontecer pelo detalhamento técnico do extenso parecer, Rosinha poderá ser declarada inelegível por oito anos. Mais um problema judicial para quem já foi condenada na Chequinho, em junho do ano passado, a inelegibilidade também por oito anos. Ou para quem perdeu os direitos políticos por cinco anos, através de processo no Tribunal de Justiça, por uso de programas assistencialistas implementados em sua gestão no Palácio Guanabara, no segundo turno das eleições municipais de 2004.
Ajuda da torcida
O Americano Futebol Clube, que foi campeão do primeiro turno da Série B1 no último dia 8, segue na luta para voltar à elite do futebol do estado do Rio. Porém, enfrenta dificuldades financeiras, inclusive para cumprir com as obrigações de manter os salários em dia do elenco, comissão e funcionários. Na rede social Facebook, o clube pediu o auxílio dos torcedores “com a quantia que couber no orçamento de cada um”. Na publicação, é indicada a conta do clube na qual os torcedores podem fazer a contribuição.
Antecipou
Aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) receberão a primeira parte do 13º salário junto com a remuneração de agosto. A primeira parcela do abono anual corresponderá a até 50% do valor do benefício. O decreto autorizando a antecipação foi assinado nessa segunda-feira (16), pelo presidente Michel Temer (MDB), mas não tinha sido publicado no Diário Oficial da União até o fechamento desta coluna. A medida deve injetar R$ 21 bilhões na economia do país e movimentar o comércio e outros setores.
Sem desconto
Na primeira parcela paga a aposentados e pensionistas do INSS, como determina a legislação, não haverá desconto de Imposto de Renda. O imposto sobre o valor somente pode ser cobrado na segunda parcela da gratificação natalina, a ser paga junto com a remuneração de novembro. Desde 2006, o governo antecipa a primeira parcela do 13º salário dos aposentados e pensionistas na folha de agosto. Somente em 2015, o pagamento foi adiado para setembro, por causa do ritmo fraco da economia e da queda da arrecadação.
Na bomba
O noticiário econômico nacional tem anunciado recorrentes reduções no preço da gasolina nas refinarias. E para quem frequenta postos de combustíveis com frequência, parece que essa redução tem ficado só pelas refinarias mesmo. O preço do combustível segue alto nos postos de toda a região, girando na casa de R$ 5 em muitos casos. É intrigante a velocidade com que o aumento na refinaria reflete na bomba, enquanto não acontece o mesmo quando o que se registra é uma queda.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS