Corrida ganha novos nomes
Aldir Sales 06/11/2017 22:44 - Atualizado em 07/11/2017 14:37
A corrida ao Governo do Estado em 2018 ganhou mais dos nomes como pré-candidatos para substituir Luiz Fernando Pezão (PMDB) no Palácio Guanabara. O ex-prefeito de Araruama, Chiquinho da Educação (PDT), e o vereador da cidade Rio de Janeiro Tarcísio Motta (PSOL), lançaram seus nomes como pré-candidatos à eleição do ano que vem. Na última semana, o técnico de vôlei Bernardinho (Novo) admitiu pela primeira vez que também pode disputar o pleito. Além deles, Índio da Costa (PSD) e Anthony Garotinho (PR) também são pré-candidatos, enquanto outros nomes, como do senador Romário (Podemos), do vereador carioca César Maia (DEM) e do ex-prefeito do Rio Eduardo Paes (PMDB) também são cotados.
Em visita a Campos, nesta segunda-feira, Chiquinho, que é marido da atual prefeita de Araruama, Lívia de Chiquinho (PDT), deixou claro que sua maior principal plataforma é a Segurança Pública. “Fico triste quando falam que o Estado do Rio de Janeiro está quebrado, pois o que está quebrada é a classe política que se elege para amparar os amigos. No mundo inteiro quando se fala em Rio de Janeiro pensam logo em assalto, morte, tiro. A Segurança Pública é o principal calcanhar de Aquiles. Não adianta fazer um grande projeto de Saúde ou de Educação se não estancar isso. Como disse o ministro da Justiça (Torquato Jardim), quem comanda a política do Estado evidentemente é o tráfico”, afirmou.
Envolvido em polêmicas, Chiquinho está inelegível desde 2014 e lançou a esposa para a Prefeitura de Araruama. Com o slogan “vota que ele volta”, Lívia foi eleita, mas chegou a ser afastada por uma ação que apontava a efetiva participação do marido nas atividades da Prefeitura. No entanto, ela conseguiu derrubar a decisão anterior e retornou ao cargo.
Ao comentar sobre o possível cenário na disputa em 2018, Chiquinho preferiu não comentar situações judiciais. “Deixo isso com a Justiça”, declarou. Mas cutucou os possíveis adversários. “Desses nomes citados, o que teria potencial eleitoral para disputar uma eleição é o Eduardo Paes, mas não sei se vai poder disputar. Tem o Garotinho que sempre foi um nome importante, tem que ser respeitado. Mas espero que o eleitor tenha consciência e vontade de ouvir. Acho que os debates vão ser muito importantes”, finalizou.
No último final de semana, o PSOL também lançou o nome do professor Tarcísio Motta como pré-candidato ao governo estadual. O atual vereador do Rio ainda precisa ser aprovado por uma convenção nacional do partido. Tarcísio também foi candidato a governador em 2014, quando obteve 712.734 votos, com 8,92% da preferência do eleitorado.
Brasil - No último domingo, o PC do B anunciou a candidatura a presidência da República da deputada estadual gaúcha Manuela D’Ávila, pondo um fim a uma parceria de 15 anos com o PT.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS