PPA apresentado no Legislativo
06/11/2017 22:26 - Atualizado em 08/11/2017 15:16
A Câmara de Vereadores de Campos realizou nessa segunda-feira a Audiência Pública para apresentação do Plano Plurianual (PPA) 2018-2021. O presidente do Legislativo, Marcão Gomes (Rede), destacou que pela primeira vez na história do município o documento foi amplamente debatido através de diversas reuniões com a sociedade para a elaboração de um PPA participativo.
O secretário municipal de Transparência e Controle, Felipe Quintanilha, explicou o que é o Plano Plurianual. “É uma peça de planejamento da administração pública. Através dela a gente pode se antecipar aos problemas e encontrar soluções. É tomar uma decisão agora que vai impactar nos próximos anos”, disse. Sobre a participação da população, o secretário informou que foi implementado o orçamento participativo. “Tivemos 22 audiências em várias localidades, nos meses de junho e julho, com 884 participações. O orçamento participativo também foi implementado no site da Prefeitura, com participação bastante significativa”, pontuou.
A apresentação foi iniciada com a demonstração do que a população elencou como prioridade de investimento em diversos bairros. No geral, a Saúde aparece em primeiro lugar, apesar de em alguns bairros e localidades a prioridade demonstrada pela comunidade ter sido infraestrutura. Representando a Associação do Núcleo de Educação Ambiental da Bacia de Campos, Adriana Maria dos Santos Barreto destacou que os moradores da Baixada Campista precisam de mais atenção. Em resposta, o superintendente de Planejamento, Marcel Cardoso, esclareceu que as propostas dos dois projetos já estão contempladas no PPA, porém com outras nomenclaturas.
O vereador Thiago Ferrugem (PR) pontuou a necessidade de priorizar a Saúde, além da infraestrutura. “Precisamos rever quais são as estratégias da Saúde. É preciso aumentar contratualização ou vamos fortalecer a rede pública municipal? Dos problemas todos nós já sabemos. Agora precisamos de uma estratégia bem definida para superar”, afirmou.
Thiago Virgílio (PTC) aproveitou a audiência para tirar dúvidas a respeito do PPA. “A gente sabe que o gasto maior do governo é com a Saúde, mas na prática a gente tem muita dificuldade de entender algumas questões”, disse. O vereador continuou apontando problemas na área. “A gente vê toda semana e não entende porque os medicamentos e insumos não chegam na ponta”, questionou, citando a emergência na saúde decretada em janeiro.
Líder do governo, Fred Machado (PPS) afirmou que o PPA abrange todas as áreas para investimento nos próximos anos, de acordo com os recursos que estiverem disponíveis. “Podemos comparar com o governo passado. Eu nunca vi um PPA tão bem elaborado, com todas as coisas explicitas. Queremos melhorar o município, mas dependemos dos recursos”, disse.
Marcel Cardoso esclareceu ainda algumas dúvidas apontadas por vereadores. “Sobre programas de inclusão social, há três dentro do PPA. Alguns já funcionam e outros estão programados para ocorrer até o fim do planejamento”, disse. Ele também apontou que dentro do PPA existe a ação para a volta de bolsa universitária, com novos critérios. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS