Aluno de Medicina pede ajuda para quitar dívida e continuar curso
14/11/2017 17:51 - Atualizado em 14/11/2017 18:54
O estudante de Medicina Miguel Almeida divulgou um apelo na internet pedindo contribuições para que ele possa continuar o curso. O rapaz, de 19 anos, cursa Medicina há três, na Faculdade de Medicina de Campos (FMC). A publicação do estudante já tem quase dois mil compartilhamentos. No final deste post, confira a nota da Faculdade de Medicina de Campos.
Segundo contou, o primeiro ano foi cursado com auxílio financeiro de terceiros. O ano seguinte e mais meio ano, ele recebeu bolsa de estudo social, mantida pela instituição mantenedora da faculdade.
Porém, no dia 1° de novembro foi divulgado o resultado do processo de bolsas iniciado em agosto. Ele não foi contemplado com a bolsa, pois houve mudança dos critérios de seleção, passando para os critérios do ProUni (prioridade das vagas para estudantes de escola pública e particular com bolsa integral ou parcial).
Além do risco de não poder continuar o curso, de uma hora para outra, ele acumulou dívida de R$ 32 mil (!) referente a todo o semestre cursado.
"Quem me conhece, sabe de minha realidade e da situação em que vivo. Tenho sido ajudado por familiares desde que entrei na faculdade e não tenho condições de sanar essa dívida. Tenho um amor imenso pelo curso em que estou e o vejo como a maior oportunidade que já me foi dada na vida.
Não consigo ainda acreditar que corro o risco de ser obrigado a parar minha história por falta de dinheiro. Como muitos, corri atrás de meu sonho e conquistei a vaga que, hoje, temo perder por não PODER PAGAR. Peço, dessa forma, que me ajudem. Não que tenham que se sacrificar por outrem como se isso fosse a obrigação de alguém. Pra conseguir rematricular e concorrer a bolsa no próximo semestre, preciso estar com a dívida sanada. O meu pedido é honesto e feito de coração. Tenham a certeza de que todos serei grato a qualquer mínima ajuda que seja dada. Espero que possam me ajudar e agradeço desde já".
- Para quem puder ajudar:
-Banco: Caixa Econômica (Conta poupança)
- Ag: 0180
- Op: 013
- Conta: 00066318-4
- CPF: 163.089.797-32
- Nome do titular da conta: Miguel Ribeiro de Almeida
Nota do blog:
Mesmo com a mudança de critérios, um rapaz de 19 anos, cursando Medicina desde os 16, ao que parece muito esforçado, não mereceria uma chance? Os critérios de bolsa não poderiam ser "dilatados" a casos especiais, como este parece ser?
Em setembro, o blog Ponto de Vista, de Christiano Abreu Barbosa, mostrou preços surreais da mensalidade e do vestibular da FMC. Na ocasião, a Faculdade explicou-se também no Ponto de Vista.
Nota da Faculdade de Medicina de Campos:
 
 
A Fundação Benedito Pereira Nunes, entidade jurídica de direito privado, de domínio público sem fins lucrativos, é mantenedora da Faculdade de Medicina de Campos que, por conseqüência, é uma instituição privada que destina parte de sua receita a concessão de bolsas de estudo a estudantes carentes mediante processo de seleção transparente que obedece a critérios de avaliação claros e objetivos.
 
Ocorre que:
• Os recursos destinados a concessão de bolsas determinados por lei própria são insuficientes para atender a demanda de alunos carentes, que vem crescendo a cada semestre nos cursos de Medicina e Farmácia da FMC;
• O processo de seleção adotado obedecia a critérios de avaliação sócio-econômica do candidato, realizado pelo Serviço Social da instituição;
• A partir de 2017 a Faculdade de Medicina de Campos passou a adotar os critérios definidos pelo ProUni por julgá-los mais adequados à finalidade pretendida;
• No caso específico do aluno Miguel Ribeiro de Almeida, no segundo semestre de 2017, o número de bolsas concedidas foi insuficiente para contemplar a classificação dele uma vez que, após submeter o total de postulantes aos critérios pré estabelecidos, o mesmo não figurou dentro do limite máximo de alunos mais carentes contemplados;
• Quanto ao débito a Faculdade de Medicina de Campos procura por todos os meios a conciliação entre as partes. Não há financiamento institucional especifico para atender o caso em tela.
 
A Fundação Benedito pereira Nunes coloca-se à disposição para quaisquer informações complementares.
 
ASCOM/FBPN

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Suzy Monteiro

    [email protected]