Carla pede ao Estado cessão de espaço para atender alunos de Atafona
15/11/2017 18:35
A prefeita de São João da Barra, Carla Machado (PP), esteve nessa terça-feira (14) em reunião com o secretário de Estado de Educação, Wagner Victer. Em pauta, a situação dos alunos do segundo segmento do Ensino Fundamental de Atafona, 2º distrito do município. Carla solicitou a cessão de seis salas de aula do colégio estadual da localidade para que possam ser iniciadas sob responsabilidade do município as turmas do 6º e 7º ano. O assunto chegou a ser debatido na Câmara de SJB, uma vez que pais de alunos encaminharam um abaixo-assassinado sobra a necessidade de abertura dessas turmas.
Os estudantes de Atafona do segundo segmento do Ensino Fundamental eram atendidas pelo Colégio Estadual Dr. Newton Alves. Contudo, desde o ano passado, a unidade começou a excluir, gradativamente, as turmas do 6º ao 9º ano — que passaram a ser de responsabilidade do município. Por outro lado, as duas escolas municipais de Atafona (Dionélia Gonçalves do Santos e Amália Soares de Almeida) ainda não oferecem turmas do segundo segmento regular, apenas para a Educação de Jovens e Adultos (EJA).
— Nos encontramos com o secretário de Estado de Educação, Wagner Victer, para solicitar a cessão de 06 salas de aula no Newton Alves para atender alunos do 6º e 7º anos em Atafona. Também foi solicitado a implantação de uma Escola Estadual Profissionalizante em nosso município — informou a prefeita em seu perfil na rede social Facebook, após o encontro no Rio, no qual também participou a secretária de Educação e Cultura de São João da Barra, Lúcia Siqueira.
Ainda não houve confirmação sobre a cessão ou não das salas, o que deve ocorrer nos próximos dias, para que haja tempo hábil para planejamento da administração municipal. Vale lembrar, ainda, que chegou a ser ventilada a possibilidade de ampliação do prédio de uma das escolas municipais, para atender esses alunos.
Na Câmara, após o encaminhamento do abaixo-assassinado dos pais, a questão das turmas do 6º a 9º ano em Atafona foi apresentada por meio de requerimento, do vereador Aluízio Siqueira (PP), presidente da Casa, na sessão do último dia 24. “Os alunos estão tendo que se deslocar para a Escola Domingos Fernandes da Costa e, apesar de a Prefeitura fornecer o transporte, isso acaba causando desconforto e despesa para as famílias”, disse, à época, o vereador.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Arnaldo Neto

    [email protected]