Decreto 'facilita' retirada de licença para construção do Porto Central, no Sul do ES
10/11/2017 01:06 - Atualizado em 10/11/2017 01:06
"Empreendimento recebeu o status de utilidade pública e a autorização para a retirada da mata na região onde será construído." ()
 
 
 
Mais uma etapa para que o Porto Central, em Presidente Kennedy, no Sul do Espírito Santo, saia do papel foi superada nesta quinta-feira (9). Por meio de um decreto, o empreendimento recebeu o status de utilidade pública e a autorização para a retirada da mata na região onde será construído.
 
O Decreto foi publicado no Diário Oficial da União nesta quinta. O documento, assinado pelo presidente Michel Temer, “declara de utilidade pública obra essencial de infraestrutura portuária de interesse nacional destinada ao serviço público de transporte marítimo”.
 
Ele também autoriza a retirada de vegetação para a construção do empreendimento e faz com que o Ibama prossiga na análise dos documentos para a autorização da licença de instalação.
 
“Esse decreto é uma pré-condição para a emissão da licença da obra. Foi um passo muito importante para que o Ibama, que está na fase final de avaliação documentos, possa finalmente concluir a sua análise, e emitir a licença”, explicou o diretor-presidente do Porto Central, José Maria Vieira de Novaes.
 
O diretor-presidente ainda explica que, depois de emitir a licença, o grupo vai poder avançar com as negociações comerciais com os clientes. “Até então, não consigo fazer acordo, pela falta de uma previsibilidade. Essa medida vai permitir que sejam concluídas as negociações comerciais já em curso”.
 
Agora, a expectativa é de que a obra, que deve gerar quase cinco mil empregos, comece no final do ano que vem.
O porto
O Porto Central é um complexo portuário multiuso, sob regime condominial, de águas profundas e de classe mundial, com infraestrutura para atender empresas industriais e de serviços que dão suporte à indústria do petróleo e, também, para a operação de contêineres, granéis sólidos e líquidos, carga geral e veículos. Durante a obra, o empreendimento deve contratar 4,7 mil pessoas.
Do G1

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Murillo Dieguez

    [email protected]