Juíza designada para atuar nas Aijes da Chequinho se declara suspeita
10/05/2017 19:26 - Atualizado em 10/05/2017 20:58
Designada para atuar na 99ª Zona Eleitoral de Campos no lugar de Eron Simas, caberia a juíza Maria Daniella Binato de Castro o julgamento das Ações de Investigação Judicial Eleitoral (Aijes) do “escandaloso esquema” da troca de Cheque Cidadão por votos. Entre as ações, está a principal, que tem como réus a ex-prefeita Rosinha Garotinho (PR), Dr. Chicão (PR), Mauro Silva (PSDB), Ana Alice Alvarenga (ex-secretária de Desenvolvimento Humano e Social) e Gisele Koch (ex-coordenadora do Cheque Cidadão). Contudo, a magistrada comunicou ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) nesta quarta-feira (10) que está impedida de atuar no caso: “Ao compulsar os autos do presente processo, verifico motivo prejudicial de imparcialidade dessa Magistrada, motivo pelo qual me declaro suspeita”.
Ao assumir a 99ª, Daniella passou a ser a tabelar da 76ª e da 98ª Zonas Eleitorais nas Aijes da Chequinho. Além da ação principal, ela também, por conexão, se declara suspeita para julgar as outras Aijes.
Inicialmente, as ações eleitorais da Chequinho seria julgado por Heitor Campinho (76ª), mas o magistrado declarou suspeição. Então, o caso passaria para Elisabete Longobardi (98ª), mas não foi devido ao mesmo motivo de Heitor. Então, as ações passaram para Eron, à época responsável pela 99ª. Ele chegou a proferir as sentenças de 18 candidatos a vereador da Frente Popular Progressista em 2016, entre os eleitos e os não eleitos. Todos foram condenados. Foi também o responsável pela audiência da Aije de Rosinha. Quando foi substituído, por questões burocráticas, os autos dessa ação estavam conclusos para sentença.
O TRE ainda não informou quem será o novo tabelar. Continua sem data também as outras audiências do caso. A próxima será a de Thiago Godoy (PR), inicialmente agendada para 5 de maio, mas adiada devido a mudança de juiz na 99ª ZE.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Arnaldo Neto

    [email protected]