Base móvel do Hemocentro em São Fidélis
Matheus Berriel 16/05/2017 15:00 - Atualizado em 17/05/2017 13:31
Projeto USE em campanha para doação em SF
Projeto USE em campanha para doação em SF / Divulgação
Nesta terça-feira (16), a unidade móvel do Hemocentro ficou estacionada em frente à praça Guilherme Tito de Azevedo, no Centro de São Fidélis, onde aconteceu a quinta campanha de doação de sangue do projeto USE - Um Sorriso de Esperança. O objetivo foi oferecer aos fidelenses que não podem comparecer à sede do Hemocentro Regional, no Hospital Ferreira Machado (HFM), em Campos, a oportunidade de ajudar ao próximo com a doação. Durante a campanha, foram coletadas 51 bolsas de sangue das 60 disponibilizadas.
— É muito gratificante conseguirmos realizar mais esta campanha, que representa o sucesso da parceria com o Hemocentro. Infelizmente, o estoque atual de bolsas é baixo, então sabemos da importância de campanhas como esta, não só realizadas pelo nosso projeto, mas também de outras campanhas do Hemocentro em alguns municípios — disse o presidente do USE, Douglas Soares.
Recentemente, o Hemocentro tem feito várias campanhas para aumentar o estoque de sangue, que é considerado baixo para todos os tipos sanguíneos. Algumas cirurgias já tiveram que ser adiadas por falta de bolsas. Em Campos, o funcionamento é diário no HFM, das 7h às 18h, inclusive aos sábados, domingos e feriados.
Para doar é preciso levar um documento original de identidade com foto, ter peso superior a 50kg, idade entre 16 e 69 anos, não estar em jejum e não ter ingerido alimentos gordurosos nas três horas antecedentes à doação. Menores de 18 anos necessitam de autorização dos pais ou do responsável legal. No registro, o interessado em doar precisa apresentar documento original com foto.
O USE - Criado em novembro de 2015, por um grupo de jovens fidelenses, o projeto USE tem o objetivo de levantar a autoestima de pacientes em leitos de hospital, idosos em asilos, entre outras pessoas em situações onde a alegria não costuma estar presente. O projeto foi inspirado nos “Doutores da Alegria”, organização não governamental fundada em 1991 por Wellington Nogueira, visando levar conforto ao público infantil enfermo em algumas capitais brasileiras, como São Paulo e Recife.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS