Palestra alerta para prevenção e cuidados do câncer infantil
Jhonattan Reis 16/05/2017 17:34 - Atualizado em 19/05/2017 13:45
Prevenção e cuidados no câncer infantil”. Esse é o tema da palestra que o Instituto Saber Nutrir promove nesta sexta-feira (19), em Campos. O evento acontece na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL/Campos), a partir das 17h30. A palestra será ministrada pelo onco-hematologista pediátrico Eduardo Melhem e pela psicóloga Nathália Toledo. O encontro tem entrada gratuita, porém, segundo a organização, é necessária inscrição prévia, pelos telefones do Instituto — (22) 99721-2199 e 2724-4459.
De acordo com a nutricionista Rachel Faria, do Saber Nutrir, o objetivo do evento é levar conhecimento à população sobre o tema.
— É fundamental que os pais conheçam os possíveis sintomas para que possam procurar atendimento médico, uma vez que o diagnóstico precoce faz toda diferença no sucesso do tratamento. Já em casos da doença já instalada, é imprescindível um suporte psicológico adequado — explicou.
Rachel falou, também, que o evento não é voltado apenas para a comunidade.
— É também para profissionais de saúde que trabalhem com o público infantil. Nosso objetivo é que a comunidade aprenda que sinais devem ser observados em uma criança e que os profissionais de saúde saibam como conduzir casos suspeitos ou confirmados.
Em entrevista à Folha, Eduardo Melhem esclareceu a respeito da origem do câncer.
— Todo órgão e tecido do nosso corpo têm células, que se multiplicam (dão origem a outras células), vivem e morrem. O câncer ocorre quando uma célula de um órgão ou tecido específico fica “doente” e ganha a capacidade de se multiplicar de maneira desordenada (sem freio) e ao mesmo tempo de viver mais — elucidou Melhem.
O médico relatou, ainda, sobre perigos e cuidados ligados à doença.
— O câncer infantil e o do adulto são diferentes em relação a esses dois pontos. O infantil está mais relacionado a alterações ocorridas enquanto a criança ainda está na barriga como embrião ou feto. Essas alterações se manifestam fora do útero, dando aparecimento ao câncer na criança. Já no adulto as alterações que levam à doença estão mais ligadas a hábitos e fatores ambientais, como cigarro, exposição solar, determinados remédios e substancias ingeridas, alimentos, dentre outros — acrescentou Melhem, que falará mais sobre o assunto na palestra.
Rachel explicou sobre o Saber Nutrir, que tem sede localizada no shopping Vips Center (rua Saldanha Marinho, 416, sala 225).
— É uma organização sem fins lucrativos que tem como missão levar a nutrição de verdade e tudo o que tem relação com saúde a quem não tem acesso a ela de forma plena. As ações do instituto tem o intuito não só de fazer diferença na saúde da população, mas também viabilizar aos estudantes de nutrição de nossa cidade, colocar em prática os conhecimentos adquiridos na graduação sempre supervisionados por nutricionistas capacitados e com experiência para viabilizar uma prática efetiva — disse ela, apontando ações promovidas pelo instituto.
— Tivemos, entre outras realizações, ações voltadas para a promoção de saúde infantil associada ao esporte, como a I Corrida Ferinhas Nutridas, em parceria com Fera Assessoria Esportiva; para a educação nutricional, com trabalho feito gratuitamente nas escolas, onde as crianças aprendem de forma lúdica a se alimentar de forma saudável; atendimento nutricional personalizado em consultório a preços sociais; e palestras, como esta que será realizada.
Em relação às próximas ações do Saber Nutrir, Rachel Faria comentou:
— Continuaremos com as ações nas escolas, o atendimento de consultório, faremos novamente a corrida infantil e, em agosto, no Dia do Nutricionista, faremos um evento na praça São Salvador de avaliação nutricional, aferição de pressão e glicemia, e orientações gerais para uma vida saudável. 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS