Um macaense na história das Olimpíadas
16/05/2017 22:06 - Atualizado em 21/05/2017 17:09
Se depender do radialista Mário Luiz Machado Silva cada um dos macaenses que marcaram época e fizeram história ganharia um livro. Curioso por natureza e apaixonado por História, Mário Luiz comemora o lançamento de sua primeira obra, “Afrânio - A primeira medalha do Brasil, no peito, na raça e na...bala”. O livro será lançado nesta quarta, às 19h, no auditório da Associação Comercial e Industrial de Macaé (Acim).
Na obra, Mário apresenta um pouco sobre a biografia de Afrânio Antonio da Costa, macaense nascido na Imbetiba, que entrou para história do esporte mundial ao conquistar a primeira medalha olímpica para o Brasil.
“Me baseei em pessoas que têm contato com a história dele e fui montando o livro, com pesquisa de documentos, internet... Na primeira parte da infância, exaltei a cidade onde ele nasceu. Naquela época, a principal via de acesso era a rede ferroviária”, explica Mário.
Afrânio conquistou a medalha olímpica de prata no campeonato de tiro, com uma arma emprestada, uma Colt 22, na Bélgica, em 1920. Mário conta que, em Macaé, Afrânio estudava em casa. Foi só no Rio que ele foi para escola. “Quando ele foi para o Rio, em Laranjeiras, conviveu com Machado de Assis. Suas famílias eram amigas”, acrescentou Mário Luiz.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS