MPRJ apreende materiais hospitalares na sede da Emater, em Italva
Matheus Berriel 16/05/2017 17:18 - Atualizado em 17/05/2017 13:31
Materiais estavam na sede da Emater
Materiais estavam na sede da Emater / Divulgação
Uma operação desencadeada nesta terça-feira (16) pelo Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) cumpriu mandado de busca e apreensão de equipamentos e materiais hospitalares na sede da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) de Italva. Os materiais, com valor total de R$ 745 mil, além de 46 camas hospitalares, deveriam ser distribuídos às prefeituras e secretarias de Saúde de nove municípios da região, mas estavam armazenados de forma irregular no local desde o mês de março. O mandado foi expedido pela 2ª Vara de São Fidélis, a pedido do MPRJ.
De acordo com o MPRJ, a ação foi realizada por agentes do Grupo de Apoio aos Promotores (GAP) de Itaperuna, por solicitação das Promotorias de Justiça de São Fidélis e Italva, após o recebimento de denúncias que confirmaram a compra de insumos, por parte do Governo do Estado, a fim de abastecer o Hospital Armando Vidal, em São Fidélis. Porém, por motivos que serão esclarecidos durante as investigações, os materiais foram retidos na sede da Emater, órgão vinculado à Secretaria Estadual de Agricultura (Seappa), e não chegaram ao hospital.
Em nota, a Secretaria de Estado de Saúde (SES) disse que a Seappa cedeu o espaço para a instalação de um polo temporário para distribuição de mobiliário e equipamentos hospitalares a municípios das regiões Norte e Noroeste do Estado. A informação foi a mesma divulgada pela Seappa, complementando que a cessão ocorreu por questões de logística e economicidade, e que "a responsabilidade pela retirada desses itens é das respectivas administrações municipais".
  • Materiais estavam na sede da Emater

    Materiais estavam na sede da Emater

  • Materiais estavam na sede da Emater

    Materiais estavam na sede da Emater

Segundo a Promotoria de Justiça de São Fidélis, as prefeituras de Itaperuna, Santo Antônio de Pádua, Aperibé, Italva, Laje do Muriaé, Bom Jesus de Itabapoana, São José de Ubá e Miracema aparentemente não sabiam da existência dos materiais, o que será apurado na investigação. A Prefeitura e a secretaria de Saúde de São Fidélis não tinham conhecimento da aquisição dos equipamentos, mas foi providenciado pela Promotoria, junto à 2ª vara do município, o pedido de remoção dos materiais para o encaminhamento ao Hospital Armando Vidal.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS