Procissão do Fogaréu nesta terça em SJB
11/04/2017 15:49
Um dos grandes rituais da Semana Santa, a Procissão do Fogaréu traz novamente para São João da Barra tradições de um passado não muito distante. Luzes apagadas... Som de tambores, caixas, matracas... O ritual, que representa a perseguição dos soldados romanos a Jesus na antiga Jerusalém, acontece nesta terça-feira (11), às 20h, saindo da Igreja de São Pedro, local da concentração. A realização é da Irmandade São João Batista com apoio da Prefeitura de São João da Barra.
Com as luzes do trajeto apagadas, soldados judeus (os chamados “farricocos”) com túnicas de cor, encapuzados, descalços e conduzindo tochas, são enviados pelo sumo sacerdote Caifás (João, 18:12) para prender Jesus. Eles saem pelas principais ruas da cidade, passando pelas igrejas de São Benedito, São João Batista e terminando na Igreja da Boa Morte. Em alguns momentos, parecem mesmo correr, o que transmite a sensação de uma real perseguição. Participam da procissão cerca de 70 homens encapuzados em cortejo.
A Procissão do Fogaréu já tinha registro no jornal sanjoanense ‘O Progressista’, de 26 de março de 1879 e voltou a ser realizada em 2013 no centro histórico da cidade. A publicação do referido jornal citava: “Nesse mesmo dia, pelas 7 horas da tarde, haverá as solemnes Matinas de Trevas, e findas estas, terá lugar o Mandato, ou Lava-pés, seguindo-se, depois de tudo isto, a Procissão do Fogaréu”.
— A Procissão do Fogaréu é uma grande e importante manifestação cultural popular e de fé. O resgate deste ritual foi importantíssimo para a cultura e tradição de São João da Barra — ressalta a secretária de Educação e Cultura, Lúcia Siqueira.
Fonte: Secom/SJB

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Arnaldo Neto

    [email protected]