Sensação de insegurança recorrente em Barcelos
28/03/2017 16:52 - Atualizado em 28/03/2017 17:02
/
Segurança em debate
Moradores de Barcelos, no 6º distrito de São João da Barra, tem usado as redes sociais para demonstrar uma grande sensação de insegurança. Muitas vezes os casos, de forma totalmente errada, não são registrados, mas eles apontam que assaltos são recorrentes e diários. Só quem vive diariamente a realidade de Barcelos pode apontar se a insegurança é tanta ou se há exagero da população, não por dolo, mas por receio de toda situação. Fato é que as autoridades precisam debater, com a seriedade que se exige, tal assunto. Câmara Municipal, secretaria municipal de Ordem Pública, 8º Batalhão de Polícia Militar e secretaria de Estado de Segurança têm que dar respostas à sociedade.
Gastos
Ganhou as redes sociais, ontem, dados do portal da Transparência da Câmara de SJB. As principais contestações foram com os gastos de publicidade e com buffet na atual legislatura.
Resposta?
Presidente do Legislativo sanjoanense, Aluizio Siqueira (PP) não costuma deixar tais questionamentos sem resposta. Isso pode ocorrer na sessão desta terça, durante a sessão que começa às 9h. (Em tempo: Não houve sessão nesta terla em SJB. A coluna, que sai na versão impressa, foi escrita na segunda-feira à noite)
Pagamento
Servidores de SJB, habituados desde a primeira gestão Carla Machado (PP) com calendário anual de depósito de pagamento, agora não tem mais tal planejamento.
Motivo
O período instável nas contas da Prefeitura não permitiria firmar tais compromissos. Fica, então, a espera até o quinto dia útil do mês subsequente ao trabalhado, podendo o depósito ocorrer antes.
Maio
O mês de maio se desenha como perigoso para administração pública de SJB. Apesar de ter repasse da participação especial, a Prefeitura terá de quitar dívida de R$ 5 milhões com o fundo de previdência própria, um dos débitos herdados da gestão anterior.
Previdência
Os R$ 5 milhões são referentes ao dinheiro recolhido do servidor, mas não repassado ao SJBPrev — o que configuraria apropriação indébita. Além disso, tem o valor patronal, parcelado.
Parcelamentos
Em maio, o município de SJB também já estará pagando as parcelas às empresas terceirizadas que trabalharam no município até 2016. É muita conta a pagar e não se sabe quanto a receber.
*Publicado na edição desta terça-feira (28) da Folha da Manhã

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Arnaldo Neto

    [email protected]