Dívidas da gestão passada ainda em pauta na Prefeitura de SJB
09/03/2017 16:00 - Atualizado em 09/03/2017 22:09

/

Contas a pagar

A prefeita de São João da Barra, Carla Machado (PP), vez ou outra vai ao seu perfil no Facebook para lembrar o quanto herdou de dívidas do seu antecessor. Nessa quarta-feira (8), ela comunicou que foi realizada mais uma audiência trabalhista para acordar junto ao sindicato da classe o pagamento dos salários atrasados de funcionários da terceirizada Mothé & Mothé. Essa empresa — como a Átrio e a Portilimp (esta com acordo também já firmado) — teve o contrato encerrado mediante o decreto de emergência baixado pelo ex-prefeito Neco (PMDB) em maio do ano passado. Contudo, os trabalhadores, que já estavam com salários atrasados, ficaram a ver navios. Já faz quase um ano que eles têm esse recurso a receber. Com o andamento dos acordos, a expectativa é que tudo se resolva em breve. Carla herdou contas a pagar da Prefeitura e precisa buscar meios para resolver. Cabe aos órgãos de fiscalização impor as penas e sanções, caso assim entendam, a quem possa ter cometido irregularidades na gestão do erário público.

Espera

Por falar em contas a pagar, contratados e comissionados da gestão passada ainda não receberam os salários e a segunda metade do 13º salário. Carla diz que quer solucionar o problema, mas não tem uma data fixada para tal.

Férias

Já os servidores da Educação cobram o terço de férias ainda não recebido. A prefeita diz que tem trabalhado para quitar essa pendência ainda este mês.

Quitou

Carla comemora o fato de em pouco tempo de governo já ter conseguido regularizar os salários dos efetivos. Neco saiu sem pagar o mês de dezembro e a segunda metade do 13º.

Escolas

O primeiro dia de aula em SJB, nessa segunda, foi complicado. Alunos foram dispensados antes do horário, em parte das unidades por falta de merenda. No dia seguinte, a situação logo foi resolvida, ao menos paliativamente.

Seleção

Existe em SJB a expectativa da abertura de um processo seletivo simplificado para atender à Prefeitura, principalmente na área da Educação. Nada confirmado ainda. O que também não se sabe é se o Ministério Público não irá se opor. A conferir.

Crise

Enxugar a máquina é a receita para superar a crise em muitas cidades do país. Não por menos, em SJB, a prefeita mandou reduzir, em decreto, 20% dos cargos comissionados.

Reforma

Se a conta não fecha, o momento é de mais reduções. Existe a expectativa que entre este mês e o próximo seja encaminhado à Câmara de SJB um projeto do Executivo para reforma administrativa.

Turismo

Foi sancionado pelo governador Luiz Fernando Pezão (PMDB) a lei, de autoria da deputada Zeidan (PT), que classifica SJB como “município de interesse turístico”. A Embratur já havia classificado o município como turístico, mas na gestão passada o título foi perdido.

Preparação

Por falar em turismo, o religioso é forte em SJB. A Irmandade do Santíssimo Sacramento já prepara a programação da Semana Santa (9 a 16 de abril). A Irmandade de Nossa Senhora da Penha, a festa da padroeira de Atafona.

Festival

Também em abril será realizado o primeiro festival de frutos do mar “Sabores da Barra”, entre os dias 14 e 16. O evento será no Balneário, numa parceria da Prefeitura com a Fecomércio.

*Publicado na edição desta quinta-feira (9) da Folha da Manhã.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Arnaldo Neto

    [email protected]