Sobre comprimento dos passos na corrida e sua relação com a lesão
10/02/2017 14:38 - Atualizado em 10/02/2017 15:10
Estou no momento tentando entender sobre o comprimento da passada e a sua relação com algumas lesões na corrida, especialmente as relacionadas a quadril e joelho. Estudos tem feito esta forte correlação, apesar de saber que na maior parte dos casos, as causas são multifatoriais.
É comum o relato de que tal corredor é rápido porque tem a passada longa ou tem perna grande. Mas será que ter uma grande amplitude na passada da corrida significa ter mais velocidade? Parece que não. Para melhorar a performance e prevenir lesões estudos recentes têm mostrado que o ideal é diminuir o comprimento do passo.
Este passo deve ser mais curto anteriormente, isto é, o pé não deve aterrissar no chão muito distante do tronco. Isso diminui o impacto sobre o corpo e reduz o trabalho sobre o joelho, quadril e tornozelo, fatores relacionados à lesão na corrida.
Além disso, o movimento muito amplo pode gerar um gasto maior de energia, pois muitos corredores acabam saltando, por um longo período, a cada passada para conseguirem manter a velocidade.
Para manter a mesma velocidade na corrida com um passo mais curto é preciso aumentar a cadência, isto é, dar mais passos por minuto, para que a velocidade não seja afetada. Parece que vale à pena esta nova aprendizagem. Bons treinos!
Marcos Almeida
/ Marcos Almeida
 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Marcos Almeida

    [email protected]

    Marcos Almeida é assessor esportivo, especialista em Ciência da Musculação e mestre em Ciência da Motricidade Humana.