Os melhores até agora
20/02/2017 18:53 - Atualizado em 20/02/2017 18:58
Chegou ontem ao fim a fase de classificação da Taça Guanabara, tradicionalmente o 1º Turno do Campeonato Carioca. Dois times se destacaram, Flamengo e Fluminense, com 100% de aproveitamento, vitória no clássico contra o rival do grupo (embora o Fla tenha enfrentado reservas) e sucessivas goleadas.
A dupla Fla-Flu sobrou e em um campeonato mais justo deveria fazer a decisão até de forma direta. Porém, é cedo para os seus torcedores se empolgarem com um bom ano. O nível do campeonato é muito fraco e seus times ainda não foram devidamente testados.
O Campeonato Carioca não é, há algum tempo, parâmetro de qualidade. Basta ver o Vasco, bicampeão até com certa tranquilidade e se viu às voltas com a Série B no Brasileirão nos últimos dois anos. Neste ano, o time cruzmaltino penou para se classificar e tem tido desempenho preocupante por enquanto. Menos mal que reforçou agora o time.
O Botafogo, com ampla e justa razão, preteriu o Carioca em prol de um campeonato muito mais importante, o maior do continente, a Libertadores, onde tem feito bela campanha. Foi o time carioca mais testado até agora e tem respondido muito bem na competição sul-americana. Acabou ficando de fora das semifinais do Carioca.
Os cruzamentos nas semifinais da Taça GB serão Flamengo x Vasco, sem favorito, e Fluminense x Madureira, com favoritismo tricolor. Fla e Flu levam a vantagem do empate por terem melhores campanhas. O título da Taça GB, porém, não valerá muito coisa.
A FERJ sempre se supera e o regulamento deste ano, bizarro ao extremo, prevê que o campeão da Taça GB se classifique para as semi-finais "decisivas" do campeonato. Junto com ele estará o campeão da Taça Rio e os outros dois clubes de melhor campanha na soma das fases de classificação das Taça GB e Rio.
Ou seja, um clube pode ser campeão sem ganhar sequer um turno e com a quarta melhor campanha geral. Flamengo e Fluminense, pela campanha do 1º turno, com 15 pontos acumulados cada, dificilmente estarão fora das semi-finais "decisivas" do campeonato, mesmo que não ganhem nenhum turno.
Fla e Flu já estão 8 pontos a frente da quinta melhor campanha geral, a do Botafogo, que fez 7 pontos. O alvinegro carioca com pouco força pode também chegar facilmente às semi-finais "decisivas" do campeonato, beliscando a quarta melhor campanha.
A FERJ, como quase sempre, é uma piada.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Christiano Abreu Barbosa

    [email protected]