Picciani reeleito presidente da Alerj; Pudim é 1º secretário
01/02/2017 15:54 - Atualizado em 01/02/2017 16:15
O deputado estadual Jorge Picciani (PMDB) foi reeleito, nesta quarta-feira (1), para a presidência da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj). Picciani foi reconduzido ao cargo com 64 votos a favor e seis contra. Não houve abstenção. Apenas o deputado Jair Bittencourt, de licença, não votou. Essa é a sexta vez que o atual presidente da Casa ocupará o cargo. De Campos, o deputado Geraldo Pudim (PMDB) foi reconduzido à primeira secretaria, um dos postos mais importantes da mesa diretora.
A chapa Unidade, de Picciani foi a única a disputar a eleição. Formam a chapa os vices-presidentes Wagner Montes, André Ceciliano, Jânio Mendes e Marcus Vinícius. Os secretários da chapa são os deputados Pudim, Silas Malafaia, Átila Nunes e Pedro Augusto. Os votos contrários a Picciani foram da bancada do Psol.
Pudim, que possui mais de 30 anos de experiência na administração pública, onde passou por secretarias municipais e estaduais, fez uma administração austera no primeiro biênio como primeiro secretário, função que tem como obrigação gerir os recursos da Assembleia Legislativa, e cumprindo desta forma o maior compromisso assumido para o primeiro biênio, que era de enxugar a máquina. Com revisão de contratos, implementação de cortes nas despesas, o deputado diz que se qualificou para continuar no cargo, principalmente nesse momento em que o Estado está vivendo com a falta de recursos.
— Quando assumimos a direção da 1ª Secretaria precisávamos dar uma resposta à sociedade no que diz respeito ao uso do dinheiro público, que como já diz, é do povo e somos apenas os gestores dele. Minha responsabilidade era gerir esses recursos. Revimos os contratos, avaliamos as verdadeiras necessidades para que pudéssemos realizar os cortes necessários e com isso, não renovamos a frota de carros oficiais, reduzimos o gasto com combustível pela metade, acabamos com as cotas de selo, entre tantas outras ações e isso fez com que a Alerj pudesse ajudar o Estado nesse momento, com doação de recursos para a educação, saúde, segurança pública, Uenf além de deixar de receber do Estado o repasse constitucional em agosto, setembro e outubro, num valor de quase 50 milhões e sem interferir nos investimentos e despesas da casa, fruto de um trabalho sério e responsável — disse Pudim.
Para a nova legislatura, Pudim diz que vai continuar com o trabalho de austeridade, sem prejudicar a execução dos trabalhos e serviços prestados pela Alerj. “Nosso objetivo é equilibrar as receitas e despesas e com isso ajudar ainda mais o Estado do Rio de Janeiro no que for possível e dentro da Lei”.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Arnaldo Neto

    [email protected]