A PRESERVAÇÃO DO FOLCLORE NORTE-FLUMINENSE
28/01/2017 19:41 - Atualizado em 28/01/2017 19:41
FUI MEMBRO DO CONSELHO MUNICIPAL DE CAMPOS NOS LONGÍNQUOS ANOS DE 1979-80. VOCÊS JÁ ERAM NASCIDOS? RAUL LINHARES ERA O PREFEITO. NÃO HAVIA FUNDAÇÃO CULTURAL. A CULTURA FICAVA A CARGO DO DEPARTAMENTO DE DIFUSÃO CULTURAL, DIRIGIDO PELO SAUDOSO PRATA TAVARES. A GENTE TRABALHAVA MUITO. RENATO MARION DE AQUINO, PRESIDENTE DO CONSELHO, PEDIU-ME QUE DELINEASSE A POLÍTICA MUNICIPAL DE FOLCLORE, HOJE PALAVRA SUBSTITUÍDA POR CULTURA POPULAR. NO MEU TEXTO, AVANCEI PARA A REGIÃO E ANTECIPEI A PROTEÇÃO DA CULTURA IMATERIAL, O QUE SÓ ACONTECERIA COM UMA LEI FEDERAL DE 2000. ACABEI ME DESLIGANDO DO CONSELHO POR DESENTENDIMENTOS COM O PREFEITO, COMO ACONTECEU COMIGO E COM ZEZÉ EM 1988. SEMPRE QUIS TRABALHAR E NÃO ME DEIXARAM. AÍ VAI O QUE ESCREVI NA ÉPOCA. TAMBÉM NÃO DEU EM NADA. E AÍ DIZEM QUE DEVO CONTINUAR LUTANDO.
A PRESERVAÇÃO DO FOLCLORE NORTE-FLUMINENSE
Incumbido pelo Presidente do Conselho Municipal de Cultura, Dr. Renato Marion de Aquino, de elaborar um projeto para a defesa e a promoção do folclore da região norte-fluminense, apresento as sugestões a seguir para discussão em plenário.
1- Instituir um concurso anual de monografias sobre Folclore a fim de promover a pesquisa folclórica na região norte-fluminense. Este concurso deverá ser intitulado: “An’Augusta Rodrigues”, em homenagem à saudosa folclorista. Para sua instituição, torna-se necessário que o Conselho elabore a sua regulamentação (vide anexo a este documento). Para cumprir sua finalidade, o concursos deverá aceitar apenas pesquisas de temas de folclore norte-fluminense.
2- Cadastrar os grupos folclóricos e os artesãos de Campos dos Goytacazes e da região norte-fluminense, a fim de fornecer sobre eles informações mais precisas aos interessados. Esta tarefa exige especial atenção para que não sejam confundidas manifestações populares autênticas com pseudomanifestações, elaboradas por elementos não ligados às classes populares. Esse perigo, em Campos, é enorme, pois as verdadeiras obras de artesanato popular vêm sendo ofuscadas por máscaras de barro de diversas procedências e por reproduções pictóricas de artistas célebres, que tentam nos impor seus trabalhos como manifestações populares genuínas.
3- Elaborar um calendário folclórico da região norte-fluminense ou de Campos. Para a realização deste item e do anterior, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura deverá designar as respectivas comissões. Diga-se que ambos são básicos e indispensáveis à viabilidade de qualquer projeto que vise conhecer melhor o Folclore da região.
4- Organizar uma programação para a Semana do Folclore, incluindo a apresentação de grupos folclóricos da região, palestras, conferências, debates, mesas redondas etc. Nesta ocasião, seriam entregues os prêmios aos vencedores do concurso “An'Augusta Rodrigues”.
5- Encaminhar, até junho de 1979, um projeto à Campanha de Defesa do Folclore Brasileiro apresentando sugestões que possam contar com o apoio técnico e financeiro desse órgão governamental. A esse respeito, ver o anexo 2 deste documento.
Anexo:
Projeto do Conselho Municipal de Cultura de Campos para a defesa do folclore da região norte-fluminense
O norte-fluminense, onde se situa o município de Campos, constitui-se numa região geológica, econômica e cultural com contornos bem definidos e típicos no conjunto do Estado do Rio de Janeiro. Tendo se formado no Período Quaternário por ação do rio Paraíba do Sul, que carreou e depositou sedimentos junto ao litoral, a região norte-fluminense apresenta-se sob a forma de uma extensa e fértil planície. Povoada inicialmente pelos índios goitacá, a região foi ocupada por colonos a partir do século XVII, que desenvolveram em suas terras as atividades pastoril e da agroindústria açucareira, características de sua economia até hoje. Em torno destas atividades econômicas, desenvolveu-se uma rica cultura popular, da qual se sobressaem manifestações como a Mana-Chica, o Jongo, o Boi Pintadinho, as Folias de Reis, a Cavalhada, a Literatura Oral, o artesanato, o linguajar, a doçaria etc. Face à pressão dos modernos meios de comunicações e de transporte, às relações intensas com centros urbanos, como Rio de Janeiro e São Paulo, e à relativa modernização das forças produtivas, todo este conjunto de manifestações folclóricas, vinculado a um universo francamente rural, está agora ameaçado de desaparecer ou de tornar-se irreversivelmente mutilado, como, de resto, vem acontecendo em todo o Brasil.
Preocupado com a precária situação em que se encontra o folclore da região norte-fluminense, o Conselho Municipal de Cultura de Campos, desde sua posse, voltou para ele suas atenções. Primeiro, instituiu um concurso intitulado: “An'Augusta Rodrigues”, em homenagem à saudosa folclorista que viveu por muito tempo em Campos e se inspirou na região para redigir seus trabalhos com a finalidade de estimular a pesquisa de temas folclóricos regionais e revelar novos pesquisadores. Assim, o Conselho procura, de alguma forma, suprir a lacuna deixada pela morte da insubstituível An'Augusta Rodrigues. Atualmente, o Conselho está empenhado em cadastrar os grupos folclóricos da região e em elaborar um calendário folclórico. Interessado em levar adiante o trabalho de preservação da cultura popular norte-fluminense, o Conselho Municipal de Cultura de Campos considerou de bom alvitre encaminhar à Campanha de Defesa do Folclore Brasileiro o presente projeto, em que propôs:
1- A edição das obras completas de An'Augusta Rodrigues. A fim de homenagear a memória da grande folclorista e de colocar à disposição dos interessados os seus escritos sobre folclore, o Conselho Municipal de Cultura da Campos tenciona promover a edição sistemática e anotada das obras completas de An'Augusta Rodrigues. Neste sentido, o Conselho deseja saber em que medida a Campanha de Defesa do Folclore Brasileiro poderia contribuir.
2- A promoção de cursos de folclore ministrados por especialistas da Campanha com a finalidade de estimular novas vocações e de fornecer aos interessados um instrumental mínimo para realizar pesquisas bibliográficas e/ou de campo.
3- O esforço na preservação das manifestações folclóricas da região em apreço. Quanto a este ponto, os membros do Conselho têm perfeita consciência do perigo que representa a interferência nas manifestações folclóricas no sentido de cristalizá-las ou de transformá-las. A concepção de que folclore são as sobrevivências culturais não mais se sustenta. É ponto pacífico atualmente que as manifestações folclóricas são dinâmicas e se adaptam a condições novas. Todavia, a decisão de adaptar ou de imobilizar as manifestações folclóricas cabe, consciente ou inconscientemente, aos portadores de folclore, ou seja, àqueles elementos do povo que vivem com mais intensidade e fato folclórico, e nunca às autoridades ou aos estudiosos. Estes, quando muito, só podem propiciar condições favoráveis para a existência da cultura popular. Em vista dessa delicada questão é que o Conselho, em vez de tomar qualquer medida precipitada, se dirige à Campanha a fim de buscar orientação técnica. Como evitar que as manifestações folclóricas se degeneram em contato com a cultura de massa, veiculada pelos poderosos meios de comunicação, e com as influências modernizantes? É realmente imprescindível a preservação das manifestações folclóricas? Ou sua transformação e desaparecimento, na forma como são apresentadas, são inevitáveis? São perguntas que o Conselho gostaria de ver respondidas.
4- O registro da parte sonora das manifestações folclóricas da região norte-fluminense em disco ou fita magnética a ser incluído na coleção de compacto da Campanha de Defesa do Folclore Brasileiro. Certamente, caberia aos técnicos da Campanha a seleção das amostras a serem registradas. Da mesma forma, seria interessante o registro das manifestações em filmes. O Conselho Municipal de Cultura considera esta tarefa prioritária, em virtude do processo de degradação por que vêm passando as manifestações folclóricas da região. Na ordem de prioridades, viria a seguir o item 1; depois o item 2 e finalmente o item 3.
Campos, 1979

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Aristides Soffiati

    [email protected]