Ponto Final - A Prefeitura que nada sabe
Suzy 14/10/2016 11:14
Ponto-final  

Sei de nada (I)

Dois mil e seiscentos reais. Este é o valor que a Prefeitura de Campos devia a Thyssenkrupp Elevadores S/A e não sabia. O secretário Geraldo Venâncio divulgou nota, dizendo que “esgotadas as possibilidades de resolver o problema do elevador do Hospital Ferreira Machado diretamente com a empresa prestadora de serviços de manutenção, tomou a iniciativa de procurar o Poder Judiciário, via Ministério Público Estadual (MPE)”. Após a interferência do MPE, parece que o problema será resolvido nos próximos dias. Em outra frente, a Justiça deu 48 horas para solução, mas no caso de uma senhora, de alta, que não podia ir para casa por não ter elevador.

Sei de nada (II)

Embora pudesse, não causa estranheza, o fato de a Prefeitura desconhecer uma dívida (reconhecida no Diário Oficial de ontem). Essa mesma prefeitura, não sabe quem são seus cadastrados no Cheque Cidadão, porque os papéis foram apreendidos pelo Ministério Público. Não sabe quantos nem onde estão lotados os RPAs, porque os papéis também foram apreendidos. Essa mesma Prefeitura parece não saber que o mundo chegou, há pelo menos três décadas, à era da informática.

Sei que nada sei

Não saber da dívida não significa não saber dos constantes defeitos dos elevadores do HFM que já foi referência regional. Quantas vezes os funcionários carregaram pacientes graves pelas escadas – o bebê no respirador, o paciente nesta semana? Não identificar o problema, que deveria ser prioritário, é não lembrar que a diferença entre viver e morrer pode ser uma fração de segundos.

Nada “rosa” em outubro

O outubro não está nada “rosa” para muitas mulheres que estão indo buscar pelo exame de mamografia, que incentiva a detecção e o tratamento precoces do câncer de mama. Muitas não conseguem vagas, como já aconteceu no Hospital Geral de Guarus (HGG) no início desta semana. A orientação dada pela Prefeitura é a de que as pacientes procurem o Núcleo de Controle e Avaliação da secretaria de Saúde, para tentar encaminhamento à rede conveniada, mas, mesmo assim, nada de vaga.

Absurdo

Dois hospitais conveniados estão sendo indicados: o Hospital Escola Álvaro Alvin e a Santa Casa de Misericórdia de Campos. A assessoria de imprensa do Álvaro Alvin informou que as 60 vagas disponibilizadas para a mamografia já foram preenchidas e que a Prefeitura não aumentou a demanda, mesmo se tratando de um mês específico para a campanha de prevenção ao câncer de mama. Já na Santa Casa, onde a promessa da Prefeitura é de 400 exames, a marcação só vai acontecer a partir do dia 25 com a realização no mês que vem. Se a Saúde já ia mal, o que esperar a partir de agora?

Por Barra do Furado

Os prefeitos eleitos Rafael Diniz (PPS), de Campos, e Fátima Pacheco (PTN), de Quissamã, tiveram mais um encontro hoje. Na pauta, Barra do Furado e desenvolvimento regional. Também participaram o vereador reeleito, Marcão, o advogado José Paes Neto, e Marcelo Garcia, vice de Fátima. Logo após a eleição, os prefeitos já haviam se reunido para tratar sobre o empreendimento que pode representar um impulso econômico não só para os municípios envolvidos, mas também para todo o Estado.

Eleição escolar (I)

Em cumprimento à recomendação do Ministério Público do Rio (MPRJ) e da Defensoria Pública, a secretaria de Estado de Educação publicou a resolução 5479/16, que regulamenta a eleição pra diretores das escolas estaduais. A medida atende a um dos compromissos acordados com os alunos do movimento Ocupa Escola. A resolução lista 79 unidades que foram ocupadas como as primeiras a terem o pleito realizado. Para as demais unidades, o processo consultivo ocorrerá em 2017.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Suzy Monteiro

    [email protected]

    BLOGS - MAIS LIDAS