Mais 850 policiais militares voltam ao trabalho no Espírito Santo
12/02/2017 11:15 - Atualizado em 13/02/2017 11:47
Tânia Rêgo/Agência Brasil
Policiais militares voltam às ruas no ES/Tânia Rêgo/Agência Brasil
A Polícia Militar do Espírito Santo volta gradativamente às ruas, após nove dias de paralisação. Neste domingo (12), um novo chamado operacional do comando-geral foi atendido por 850 PMs em todo o estado, segundo a secretaria de Segurança. Assim como na tarde de sábado, quando outros 600 policiais se apresentaram para trabalhar, são militares que estão de férias, de folga ou que deixaram os batalhões sem farda nos últimos dias. Desde o início do movimento, no dia 4, foram registrados 142 homicídios no estado.
Mulheres e familiares de policiais ainda as portas dos batalhões no estado, onde a maioria ainda está voluntariamente aquartelada, e a paralisação ainda é majoritária. No total, a PM do Espírito Santo tem dez mil homens.
Segundo a secretaria de Segurança, 350 policiais atenderam ao chamado do comando em cidades da região Norte; outros 275 na região Sul; e mais 250 na Grande Vitória. Na capital, os três pontos de apresentação dos policiais foram a Praça do Papa, Praça Oito e rodoviária.
Moradores da capital capixaba fazem Caminhada pela Paz
Moradores de Vitória participaram na manhã deste domingo da Caminhada pela Paz, na orla da Praia de Camburi. Com cartazes, camisas e balões brancos, os capixabas pediram o retorno à normalidade após nove dias de paralisação dos policiais militares no Espírito Santo.
Com o retorno gradativo dos policiais e a presença das Forças Armadas e da Força Nacional, os capixabas relatam que se sentem mais seguros para retomar a rotina e sair de casa.
Segundo o prefeito de Vitória, Luciano Rezende, o objetivo do ato é fazer que as famílias voltem a ocupar os espaços públicos da capital capixaba. “A vida no Espírito Santo é a cidade ocupada pelas famílias, os capixabas nas praias, andando de bicicleta, caminhando. É importante que essas imagens rodem o mundo e mostrem que os capixabas superaram essa semana de trevas que nós passamos”.
O prefeito informou que nesta segunda-feira (13) será retomada grande parte das atividades da rede municipal de ensino, das unidades de saúde e das repartições públicas. “A ideia é que a gente vá voltando ao normal gradativamente. A presença de mais de 5 mil pessoas aqui [na caminhada] mostra que este é um sentimento de todos nós: queremos retomar as nossas vidas”, acrescentou.
Aos poucos, os capixabas começam a voltar à rotina. Praias, bares e restaurantes ficaram mais cheios neste fim de semana. Mesmo com receio, os moradores estão saindo de casa.
Tânia Rêgo/Agência Brasil
Caminhada pela paz em Vitória / Tânia RêgoAgência Brasil
PM fluminense — No Rio de Janeiro, o protesto de familiares de policiais militares em frente a batalhões entrou no terceiro dia e, neste domingo (12), ganhou o apoio de um grupo de PMs do Batalhão de Choque, que estavam sem uniformes. Em Copacabana, no entanto, as mulheres de policiais que faziam protesto em frente ao 19° BPM deixaram o local na noite de sábado. Neste domingo, PMs e veículos da corporação conseguem sair e entrar na unidade sem dificuldades.
No início da manhã, um grupo de cerca de 80 militares foi vaiado por colegas quando tentou entrar na unidade, localizada no Estácio. Mais de 20 mulheres estão acampadas na porta do batalhão.
Fonte: Agência Brasil e O Globo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS