Na serra, riquezas macaenses
11/02/2017 17:45 - Atualizado em 12/02/2017 13:07
Pensando em melhor acolher seus visitantes e no incremento do turismo local, uma força tarefa da Prefeitura de Macaé subiu a serra para dar maior acessibilidade nas estradas e melhorias nos espaços públicos de convivência. Assim, grande parte das vias que ligam o portal do Sana ao arraial do Sana e o Frade ao Sana recebeu atenção. Em Glicério, ações de manutenção e limpeza já foram feitas na Ciriaca e na Ilha da Canoa, pontos turísticos da localidade. Para estreitar o atendimento, o secretário municipal de Interior, Jocimar Gomes de Oliveira, o Boca, visitou as localidades, conversando com moradores e comerciantes, anotando as reivindicações.
Secom-Macaé/Divulgação
Feirinha de artesanato no espaço Criasana - Sana / Secom-MacaéDivulgação
Na Ciriaca, que recebe moradores e turistas de Macaé e região, sobretudo nos finais de semanas, férias e feriados, foi feita limpeza geral da área, retirada de lixo, pintura de cercas, bancos e mesas, revisão da iluminação. Nos próximos dias, terá início a recuperação dos banheiros.
À frente da operação estão as secretarias municipal de Infraestrutura e as adjuntas de Interior e Agroeconomia, que vêm ouvindo as comunidades em suas necessidades e, na medida do possível, viabilizando atendimentos.
Foi iniciada ainda a recuperação de outra área do distrito de Glicério: a Ilha da Canoa, também um ponto turístico da serra. O local está sendo roçado, assim acontece a limpeza das ruas, retirada de lixo e entulhos. Será feita revisão nos banheiros e no calçamento de toda orla da ilha e ainda será recuperado o parquinho infantil.
Contando com a parceria da coordenadoria de Iluminação Pública, também foi realizada a revisão da iluminação da área e a retirada de todos os globos de luz para lavagem, revisão da fiação e da iluminação pública, com troca de lâmpada. A limpeza é realizada também na área da ilha propriamente dita, onde o número de visitantes se eleva nos dias de Carnaval.
  • Região Serrana de Macaé

    Região Serrana de Macaé

  • Pico do Frade

    Pico do Frade

Há previsão de recuperação da passarela instalada ao longo do rio São Pedro, que corta a comunidade e sempre teve destaque nas realizações de competições de canoagem e boiagem. Foi iniciado um estudo técnico que indicará se a passarela, que é de madeira, pode ser recuperada.
Sana, famosa pela sua paz e belezas naturais
Santuário ecológico e um dos mais importantes pontos turísticos de Macaé, o Sana, cercado pela Mata Atlântica, foi transformado em Área de Proteção Ambiental (APA), criada em 2001 por lei municipal, com objetivo de promover o desenvolvimento sustentável a partir dos recursos naturais, além de preservar e proteger a fauna, a flora e as belezas naturais, além de ordenar o processo de ocupação. A APA funciona com unidade de Conservação de Uso Sustentável dos Recursos Ambientais e engloba toda extensão do distrito.
Sexto distrito de Macaé, Sana possui belezas exuberantes, com uma área de Mata Atlântica e dezenas de cachoeiras, tudo localizado em um vale cercado de montanhas. Já foram contados mais de 15 cursos d’água a partir do rio Sana. O córrego Peito de Pombo, estreita faixa que forma um parque aquático natural, possui cachoeiras e piscinas naturais muito procuradas por turistas por suas águas cristalinas, excelentes para o banho, hidromassagem, hidroterapia e mergulho.
Localizado nos contrafortes da Serra, o Sana é rico em belezas naturais que atraem visitantes e turistas. Divide-se ao Sul com o rio Macaé, ao Norte com terras do município, a Leste com Casimiro de Abreu e a Oeste com Nova Friburgo e Trajano de Moraes. O Sana não é só um local apropriado para o ecoturismo, mas tem um misticismo próprio do lugar, onde os visitantes têm uma experiência longe da cidade grande, das buzinas, do stress e do cotidiano. A comunidade vive praticamente do turismo, atraindo visitantes de toda parte do Brasil e até mesmo do exterior.
  • Cachoeira do Escorrega, Vale do Peito do Pombo - Sana

    Cachoeira do Escorrega, Vale do Peito do Pombo - Sana

  • Sana

    Sana

  • Portal do Sana

    Portal do Sana

  • Ponte recuperada na Cabeceira do Sana

    Ponte recuperada na Cabeceira do Sana

Na Mata Atlântica, os encantos de Atalaia
Outra atração da serra, o Parque do Atalaia está localizado a 27 quilômetros do Centro, com 235 hectares (75% de mata fechada), sendo uma das poucas reservas de Mata Atlântica ainda intactas no estado do Rio. Fica na área da antiga Fazenda Atalaia e foi usado como o primeiro manancial de abastecimento da cidade com água potável.
Às margens da RJ 162, é uma das unidades ambientais mais importantes do município, um local de lazer e entretenimento aliado ao aprendizado sobre preservação e cuidado com a natureza. O parque abriga vasta diversidade de fauna e flora.
Atalaia conta com centro administrativo, restaurante e centro de convivência, estrutura construída por meio de verba compensatória da instalação da Usina Termoelétrica Mário Lago, em 1995. No local, são promovidos cursos, palestras e outros encontros.
A visitação pode ser feita de quarta-feira a domingo, das 9h às 16h, e tem apoio de voluntários do parque e da Guarda Ambiental. O agendamento prévio deve ser feito pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (22) 2762-4802, com uma semana de antecedência. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS