Novo cargueiro militar brasileiro é elogiado
Leandro Lopes 06/04/2016 18:05

A presidente, conheceu a maior e mais moderna aeronave projetada e fabricada no Brasil. O cargueiro militar KC-390 pousou na Base Aérea de Brasília nesta terça-feira (5). A aeronave é resultado de um projeto conjunto da Embraer com a Força Aérea Brasileira (FAB) para desenvolver e produzir um avião de transporte militar tático e reabastecimento em voo.

Dilma elogiou a aeronave que substituirá o Hércules C-130, empregado atualmente em operações como missões de busca e reabastecimento de outras aeronaves em voo. “Sem dúvida nenhuma é algo que devemos nos orgulhar. Como brasileiros, é uma prova de que a engenharia nacional e as empresas brasileiras, juntamente com a indústria de defesa e a política de Defesa Nacional, são capazes de gerar uma grande vantagem para o País”, avaliou.

Toda a tecnologia embarcada no avião foi desenvolvida com o apoio da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Mais de 50 empresas brasileiras também colaboram com o projeto, que conta ainda com participação da Argentina, de Portugal e da República Tcheca.

O KC-390 tem 35,2 metros de comprimento e acomoda cargas de grandes dimensões em seu interior, como helicópteros, veículos e tropas. É capaz de realizar evacuação aeromédica, busca e resgate, combater incêndio florestal, entre outras missões.

O contrato de desenvolvimento da aeronave é de R$ 7,2 bilhões e vai gerar 8,5 mil empregos. O KC-390 é capaz de transportar até 26 toneladas de carga a uma velocidade de 870 km/h, além de operar em pistas austeras, inclusive não pavimentadas ou danificadas.

Fonte: Blog do Planalto

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Leandro Lopes

    [email protected]

    BLOGS - MAIS LIDAS