Hora de aumentar a passagem?
Alexandre Bastos 02/01/2015 13:12

Nos bastidores do grupo rosáceo as medidas econômicas para enfrentar a crise ainda continuam em discussão. No momento, já tem gente cogitando o fim da passagem a R$ 1,00. A ideia é passar para R$ 1,50. O problema é que o reajuste teria que ser bem acima da inflação, o que pode causar uma grande insatisfação entre os usuários, que já não andam felizes com os reajustes do IPTU, Taxa de Iluminação e das tarifas de água e esgoto.

Com a nova licitação a passagem dos ônibus vai custar R$ 2,75. Em setembro, a Prefeitura de Campos garantiu (aqui) que os passageiros continuariam a pagar somente R$ 1 através do programa Campos Cidadão. Mas será que na atual conjuntura é possível arcar com o subsídio de R$ 1,75 por passagem?

Passagem barata ou passagem com barata? - Por outro, lado muitos usuários podem entender que é melhor pagar mais caro e ter um serviço melhor do que conviver com ônibus em péssimas condições. No dia 29, por exemplo, o site Ururau publicou matéria mostrando que a passagem em Campos é literalmente barata. Um microônibus da empresa Conquistense estava infestado de baratas e caindo aos pedaços (aqui).

Atualização às 23h50 (08/01/2014) -  O deputado federal Anthony Garotinho (PR) comentou hoje (08) sobre a nota publicada no blog. Bem ao seu estilo, usando e abusando da ironia, o quase ex-deputado disse que este blog transforma "fofoca em 'notícia'" e que eu teria decretado um aumento da passagem social de R$ 1 para R$ 1,50. Segundo Garotinho, "a passagem social de Campos continuará sendo a menor do Estado do Rio de Janeiro, apenas R$ 1, não importa a distância, seja de 60 km ou a duração da viagem de 2 horas ou mais".

Falando em nome da prefeita Rosinha, ele ainda afirmou que "dentro do município de Campos, enquanto o blogueiro da Folha da Manhã não for o secretário municipal de Transportes a passagem não vai subir".

Sem "chororô" - O mais interessante do discurso de Garotinho é ausência do "chororô" que cita a queda de arrecadação para 2015. Mesmo com o aumento da passagem previsto na licitação dos ônibus (passando de R$ 1,60 para R$ 2,75), Garotinho garante que a Prefeitura tem bala na agulha para subsidiar R$ 1,75 por passageiro.

Equívocos do Garotinho - Na ânsia de defender o programa social de Rosinha, o deputado Garotinho disse que a passagem de Campos é "a menor do estado do Rio". O terceiro colocado na disputa pelo governo do Rio deveria ter pesquisado um pouco melhor antes de fazer essa afirmação. Em São João da Barra a passagem custa R$ 0,90 e, no município de Maricá, a Empresa Pública de Transportes (EPT) circula com tarifa zero. É o chamado "ônibus 0800 de Maricá". Além disso, em Macaé, a passagem também custa R$ 1,oo.

Subsídios - Em São João da Barra a passagem custa R$ 2,75 e o governo municipal subsidia R$ 1,85 por passagem. Já no município de Macaé a passagem custa R$ 3,17 e o governo municipal precisa subsidiar R$ 2,17. Em Campos, com a passagem congelada desde 2009 (R$ 1,60), a Prefeitura arca com o subsídio de R$ 0,60 por passagem. Porém, com os novos ônibus em circulação, após a licitação, o Rosinha terá que subsidiar quase o triplo do valor atual.

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