Romário assume presidência do PSB-RJ
Alexandre Bastos 09/12/2014 12:10

Senador eleito com o maior número de votos do Rio, 4,7 milhões, Romário assumirá a presidência regional do PSB, após a intervenção da Executiva Nacional no diretório estadual. Ainda não há data confirmada para a posse, que pode ocorrer até o início da próxima semana. A possibilidade de expurgar a diretoria estadual da legenda foi adiantada pela reportagem do jornal "O Dia", ainda em novembro, quando Roberto Amaral, ex-presidente nacional do partido, colocara-se contra a aliança do PSB com o PSDB de Aécio Neves, no segundo turno das eleições.

A medida também resolve a insatisfação de Romário que, logo após a vitória, reclamara de que "promessas não haviam sido cumpridas" pela direção do partido. Amaral era resistente a entrada do Baixinho na Executiva estadual. Para dissolver o diretório do Rio, pensava-se, desde então, utilizar artigo do estatuto que prevê a obrigação das legendas, nos estados, de alcançar pelo menos 5% dos votos para o Legislativo estadual e federal. O PSB do Rio recebeu cerca de 3% dos votos.

Ainda assim, negociava-se uma saída honrosa para o atual presidente regional, o deputado Glauber Braga, que é ligado a Roberto Amaral. O caldo entornou, entretanto, com a entrevista de Amaral ao DIA , publicada no domingo, em que ele chama a atual direção do partido de "oportunista" por se aliar à direita. Como resposta, foi chamado por membros da Executiva Nacional de traidor e ingrato. O deputado federal Beto Albuquerque, vice na chapa de Marina Silva, chegou a afirmar que o ex-presidente é um "teórico 'bon-vivant'", que "sempre viveu às custas do partido".

A troca de acusações públicas tornou insustentável a permanência de Glauber Braga na nova Executiva. O deputado chegou a ser aconselhado a se afastar de Amaral, caso quisesse ter ainda alguma influência dentro de legenda. Ele é dito, entretanto, como "extremamente" leal ao tutor. Como consequência, estará fora.

Fonte: O Dia

Mudanças em Campos - Tudo indica que a mudança na direção estadual do PSB vai gerar alterações no diretório municipal do partido. No momento a legenda é presidida em Campos pelo vereador Altamir Bárbara.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Alexandre Bastos

    [email protected]

    BLOGS - MAIS LIDAS