Gerp: Crivella perde pontos e Pezão empata tecnicamente
Alexandre Bastos 24/10/2014 11:53

O instituto Gerp, que no início deste segundo turno mostrou  Marcelo Crivella (PRB) liderando com folga (aqui), agora já aponta uma queda do senador e o crescimento do governador Luiz Fernando Pezão (PMDB). Se no último dia 17 (aqui) a pesquisa mostrava Crivella com 55% e Pezão, com 45%, agora o quadro é outro. De acordo com o levantamento divulgado hoje pelo Grupo Record, Crivella caiu quatro pontos e ficou com 51%. Já o governador Pezão cresceu quatro pontos e chegou a 49%. Levando em consideração os votos totais, de acordo com o Gerp, Crivella tem 40% das intenções de voto e Pezão, 39%. Eleitores indecisos totalizam 11% dos entrevistados e votos brancos ou nulos somam 10%. Na pesquisa divulgada no dia 11 de outubro Crivella tinha 44% e Pezão, 36%.

Crivella exaltou instituto - Nos seus últimos programas na TV Crivella destacou as pesquisas do Gerp, que mostravam sua liderança com folga, e criticou os institutos Ibope e Datafolha. Já Pezão dizia que as "pesquisas contratadas por Crivella não estavam batendo com a realidade" e, por isso, o adversário "andava meio desesperado".

Entre os dias 22 e 23 de outubro, o instituto ouviu 1.300 pessoas no estado do Rio de Janeiro. A margem de erro da pesquisa é de 2,77 pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa foi registrada no TRE-RJ com o número 00074/2014.

Rejeição - A pesquisa mostra que o índice de rejeição do candidato Luiz Fernando Pezão é de 25%, enquanto o senador Marcelo Crivella aparece com 22%.

Perfil do eleitor - De acordo com o instituto Gerp, Crivella tem maior aprovação entre os eleitores mais jovens. O levantamento mostra que o senador é o preferido entre os entrevistados que tem entre 16 e 34 anos. Pezão é o candidato dos eleitores mais velhos e tem vantagem sobre o adversário entre os que têm de 35 a 44 anos e 60 anos ou mais.

Erros e acertos - No dia 30 de setembro uma pesquisa do instituto Gerp mostrou (aqui) o governador Luiz Fernando Pezão liderando com 25% e Crivella empatado com Garotinho (20% cada um). Na ocasião, o portal R7, da Record, apontou um empate técnico entre os três candidatos. Porém, o resultado do primeiro turno mostrou Pezão com 40,57% dos votos e Crivella com 20,26%. Garotinho ficou na terceira posição, com 19,73%. Ou seja, o instituto acertou os números de Garotinh0 e Crivella, mas errou em relação a Pezão.

Fonte: Portal R7

Pesquisas Ibope e Datafolha - Se a pesquisa do Gerp aponta um empate técnico, os levantamentos divulgados ontem pelos institutos Ibope e Datafolha mostram o governador Pezão liderando com dez pontos à frente de Crivella. Veja aqui 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Alexandre Bastos

    [email protected]

    BLOGS - MAIS LIDAS