Procure os números dos candidatos e tire suas dúvidas
Alexandre Bastos 05/10/2014 01:42

Os brasileiros vão às urnas hoje (05) escolher os candidatos a presidente, governador, senador, deputado federal e deputado estadual. Para não ter problema na hora do voto, é importante levar uma cola com o número dos cinco candidatos escolhidos. Com uma ferramenta disponível no site do jornal "O Globo", o eleitor pode buscar o número do candidato dos 26 estados e do Distrito Federal por nome, partido ou cargo (veja aqui). Antes, imprima a cola (acesse aqui).

A votação ocorre das 8h às 17h. O voto é obrigatório para brasileiros maiores de 18 anos e os que tiverem até 70 anos na data da eleição devem votar. O eleitor deve apresentar documento oficial com foto. O título de eleitor é facultativo, mas auxilia o cidadão a encontrar a seção eleitoral correta.

Antes de sair de casa, vale conferir no site do TSE se o endereço da seção continua o mesmo. Veja aqui o endereço da seção em que está inscrito. A Justiça Eleitoral desenvolveu ainda um aplicativo para smartphones, com igual funcionalidade, que pode ser baixado na Apple Store ou Google Play.

Eleitores sem título - Se o eleitor perdeu o título e não sabe a seção na qual está cadastrado, ele poderá consultar o local de votação no site do TSE. O tribunal desenvolveu ainda um aplicativo para ser instalado em smartphones, com igual funcionalidade, que pode ser baixado na Apple Store ou Google Play.

Justificativa - Não se pode mais mudar o domicílio eleitoral, já que o prazo terminou no dia 7 de maio. Por isso, quem não puder comparecer à cidade registrada no título de eleitor precisa justificar sua ausência no dia das eleições, o que pode ser feito em qualquer zona eleitoral do país. O eleitor também pode obter um formulário no site do TSE. O eleitor terá o título cancelado em caso de três ausências consecutivas sem justificativa ou na falta de quitação da multa. Caso justifique, o eleitor pode ausentar-se quantas vezes for necessário, sem ter o título cancelado.

Links disponíveis no site TRE-RJ

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Alexandre Bastos

    [email protected]

    BLOGS - MAIS LIDAS