Ataques entre candidatos marcam debate na Band
Alexandre Bastos 20/08/2014 02:03

O clima de rivalidade marcou o primeiro debate entre os candidatos ao governo estado do Rio, realizado na noite desta terça-feira, na Band. Estiveram presentes Anthony Garotinho (PR), Luiz Fernando Pezão (PMDB), Lindbergh Farias (PT), Marcelo Crivella (PRB) e Tarcisio Motta (PSOL). O embate entre Garotinho, líder da última pesquisa Datafolha, com o atual governador, Luiz Fernandão Pezão, esquentou logo na abertura, com ambos trocando acusações sobre mentiras e processos ao mencionar sobre a região Serrana. Pezão chegou a dizer que “Garotinho é campeão em processos” .

clima continuou quente no segundo bloco. Os candidatos trocaram farpas ao responderem perguntas dos eleitores através do WhatsApp. O público por diversas vezes se manifestou. Petistas apoiadores de Lindbergh e membros do PR chegaram a trocar provocações nas tribunas da Band.

No terceiro bloco os candidatos responderam perguntas de jornalistas. O destaque ficou por conta de Crivella, a que afirmou que “maconha não constrói um país. Os países que liberaram voltaram atrás”. Segundo o candidato, empresas na Holanda estavam falindo por causa do uso de drogas pelos funcionários, como a fabricante de aviões Fokker.

Os candidatos ainda responderam perguntas de membros da sociedade sobre os diversos temas de interesse da população. Novamente os embates entre Garotinho, Pezão e Crivella ganharam destaque com as provocações.

Atuações  

Anthony Garotinho (PR) - Mesmo liderando as pesquisas, o deputado federal Anthony Garotinho não fugiu da briga. Porém, já com cabelos brancos, Garotinho não é mais a mesma novidade das eleições anteriores. Longe de um  debate na TV desde 2oo2, há 12 anos, quando tentou ser presidente da República, Garotinho agora paga o preço do poder. Como atacar o que ele não conseguiu resolver? Como condenar terceirizações se o governo Rosinha já gastou quase R$ 1 bilhão com esta prática nos últimos seis anos? Além disso, assim como a presidente Dilma Rousseff, Garotinho não consegue esconder o tom arrogante quando é confrontado.

Lindbergh Farias (PT) - O senador Lindbergh Farias (PT) é apontado como "o cara" quando o assunto é a exposição da sua imagem no vídeo. Porém, no debate da Band, o petista não foi o protagonista. Após um início repetitivo, quando fazia questão de dizer, em todas as respostas, que o "Rio está dividido entre o Rio do cartão postal e o Rio das regiões mais afastadas", o senador só começou a se soltar quando  questionou a ligação entre Pezão, Garotinho e Cabral. "Pezão era aliado de Garotinho e Rosinha e depois foi vice de Cabral. É tudo a mesma coisa", disse o petista. Mas ele não contava com a astúcia do professor Tarcísio Mota, do PSOL, lembrando ao "Lindinho" que o PT ainda é aliado do prefeito do Rio, Eduardo Paes (PMDB), e só abandonou o governo Cabral/Pezão este ano.

Luiz Fernando Pezão (PMDB) - Recebendo críticas por todos os lados, já que é dono da cadeira que todos os adversários estão de olho, o governador Luiz Fernando Pezão entrou no "piloto automático". Sem pensar em brilhar, Pezão foi frio, sem muita empolgação, e usou números e projetos do atual governo para tentar mostrar que o estado avançou nos últimos anos. Porém, não deixou de alfinetar Garotinho quando foi apertado. Em um determinado momento ele disse que era estranho ver Garotinho comentar sobre processos. "Ele é campeão em processos", disse Pezão. No final, Pezão passou uma imagem que lembra a do governador paulista Geraldo Alckmin (PSDB): um "picolé de chuchu".

Marcelo Crivella (PRB) - Em segundo lugar nas pesquisas, empatado tecnicamente com Pezão, o senador Marcelo Crivella não apresentou grandes novidades. Foi conservador em assuntos polêmicos, como a legalização da maconha, e prometeu revolução em áreas como Segurança, Educação e Transportes. Experiente, Crivella usa o seu estilo tranquilo para tentar aparentar um conhecimento profundo sobre os mais variados temas. Com um mussum ensaboado, o senador fugiu dos debates diretos e saiu sem grandes arranhões.

Tarcísio Mota (PSOL) - Firme e seguro, o professor Tarcísio Mota parecia um político experiente entre os principais candidatos ao governo do estado. Em diversos momentos ele confrontou, com propriedade, sobretudo no assunto Educação, o governador Pezão, o ex-governador Garotinho e o senador Lindbergh Farias. Afirmando que todos eram "a mesma coisa", o candidato do PSOL cumpriu o seu papel e se colocou como uma alternativa. Com a leveza de quem pode atacar sem ter o "rabo preso", Tarcísio se destacou no debate.

Mais sobre o debate no blog do Gustavo Matheus (aqui).

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Alexandre Bastos

    [email protected]

    BLOGS - MAIS LIDAS