Inspirado no site americano Factcheck.org e no argentino Chequeado.com, ambos premiados internacionalmente, o jornal "O Globo" lançou nesta quarta-feira (06) o blog Preto no Branco, que pretende colocar à prova o discurso dos candidatos que disputam a eleição deste ano.
Até o fim da campanha, uma equipe coordenada pela editora assistente Cristina Tardáguila checará declarações, propagandas de rádio e TV e postagens feitas na internet pelos presidenciáveis e suas campanhas. Também acompanhará os que postulam governos estaduais.
O discurso de todos será analisado e classificado segundo sete etiquetas. "Daremos “falso” quando a informação do candidato estiver comprovadamente errada. “Insustentável” quando não houver dados isentos que comprovem sua afirmação. E “contraditório” quando ele disser algo diferente daquilo que havia dito antes", explica Cristina. — Ainda teremos a etiqueta “ainda é cedo para dizer” para quando o candidato estiver se antecipando. A “exagerado” para quando estiver ampliando dados em seu favor. “Verdadeiro” é para o dado correto, e o “verdadeiro, mas” é para a informação que está certa, mas que merece uma explicação.