Pezão coloca "rolo compressor" em ação
Alexandre Bastos 11/07/2014 12:36

O governador Luiz Fernando Pezão (PMDB) deve evitar ataques diretos aos seus adversários durante a campanha deste ano. Porém, o seu poderoso "rolo compressor", que conta com o apoio de 18 partidos, vai tentar atropelar os oponentes. O comando da campanha de Pezão escolheu como alvo dois adversários que, como o governador, ocuparam cargos no Executivo: o deputado federal Anthony Garotinho (PR), que comandou o estado entre 1999/2002 e em 2003 foi sucedido pela mulher, Rosinha Garotinho, e o senador Lindberg Farias (PT), prefeito duas vezes de Nova Iguaçu.

A estratégia é mostrar que o Rio melhorou depois que a dupla Sérgio Cabral/Pezão assumiu o estado há oito anos. Bancada pelo PMDB e já com quatro mil exemplares distribuídos, a publicação ‘Argumenta Rio’ traz duros ataques às administrações dos adversários de Pezão e municia os aliados com respostas a acusações. O documento é distribuído nos gabinetes de deputados aliados na Assembleia Legislativa.  São destaque na revista do PMDB as críticas à gestão de Anthony Garotinho, na época em que governou o estado, e à administração de Lindberg em Nova Iguaçu. A publicação é dividida em 14 capítulos, como Saúde, Educação, Habitação, Segurança e Esporte e Lazer.

Sob o título ‘Comparar é Preciso’, as acusações feitas pela revista não citam nomes, mas dão dicas dos alvos das críticas. “Parte desses adversários fez parte de administrações anteriores, em que se viu um secretário de saúde ser preso, que atrasava salários dos servidores, que não tinha dinheiro para pagar o 13º e que teve até governador condenado junto a seu ex-chefe de Polícia por formação de quadrilha”, diz um trecho, referindo-se a Garotinho, que foi condenado há três anos pela Justiça Federal. A sentença foi consequência de operação para investigar a máfia dos bingos e das máquinas caça-níqueis e incluiu o ex-chefe da Polícia Civil Álvaro Lins.  Contra Lindberg Farias, são reproduzidas manchetes publicadas na mídia, como a “Em Nova Iguaçu, cestas básicas para eleitores”, ao lado de uma lista de supostas melhorias do governo Sérgio Cabral no setor de Assistência Social.

Matérias de jornais são usadas - De acordo com a assessoria do PMDB, a publicação é para o treinamento de alinhamento de discurso entre candidatos do partido, aliados e a militância, em favor de Luiz Fernando Pezão (PMDB). A distribuição é feita apenas internamente, como trabalho prévio eleitoral.  “Desde maio, distribuímos o material em palestras e convenções, para que saibam como defender os avanços do governo de Sérgio Cabral e Pezão e compará-lo com o de Garotinho”, explicam assessores do PMDB.  Segundo a assessoria, para coletar os “argumentos” da revista, foi feita pesquisa com mais de nove mil reportagens, desde 1999 (o primeiro ano governo de Garotinho). O ‘Argumenta Rio’ tem ainda site e página do Facebook (aqui), onde o trabalho é divulgado.

Garotinho também treina a sua tropa - Em Campos, durante os eventos do PR, o deputado federal Anthony Garotinho também distribui cartilhas com suas ações na Câmara Federal e durante o período em que esteve no governo estadual. "Vocês precisam saber argumentar e mostrar que fizemos muito mais do que os adversários", tem dito Garotinho, que por diversas vezes já reclamou da falta de conhecimento político de alguns aliados.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Alexandre Bastos

    [email protected]

    BLOGS - MAIS LIDAS