CCZ: resultado da prova gera polêmica nas redes sociais
Alexandre Bastos 10/07/2014 15:45

Inicialmente marcado para o último dia 1º, o resultado do processo seletivo simplificado para contratação de 400 agentes de combate a endemias do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) foi divulgado pela Prefeitura de Campos na última sexta-feira (4), no Diário Oficial do Município. Se antes mesmo da prova os agentes que já atuavam no CCZ estavam protestando, após o processo simplificado a polêmica continuou. A internauta Verônica Maia postou o seguinte comentário: "A esposa de Eufrásio Lisboa, Coordenador do CCZ, Karla Danielle Bichara lima gabaritou a prova do CCZ ( processo simplificado de agente da dengue). Karla ficou em décimo primeiro lugar na classificação acertando as 20 questões. Agora eu pergunto: ela poderia fazer o processo seletivo no qual se marido elaborou a prova?", indagou, gerando uma chuva de comentários e compartilhamentos.

Vereador promete pedir cancelamento no MP - O vereador Dayvison Miranda (PRB) membro da bancada governista (ou ex-membro) também entrou no debate: "Respeito acima de tudo! Me coloco a disposição de todos os funcionários do CCZ, e mediante a tal situação e prova de um possível favorecimento de informações. Estarei entrando com um pedido de cancelamento deste concurso seletivo junto ao Ministério Público com CÓPIA do Diário Oficial em anexo. Respeito a preparação da referida, mas na minha concepção deveria dar lugar a quem precisa e nem ao menos teve tempo hábil para se preparar . Ela deveria então prestar um concurso que esteja a altura do seu alto grau de conhecimento", afirmou o parlamentar.

Esclarecimento-  A esposa do coordenador do CCZ, que citada na postagem, fez questão de explicar: "Gostaria aqui de esclarecer a minha situação para que as pessoas tirassem suas conclusões. Eu trabalho no Ccz há 13 anos. Entrei como agente de endemias, passei a supervisora de campo e depois supervisora geral, pois sempre procurei fazer o meu melhor assim sem depender de ninguém fui conquistando meu espaço. Independente de marido que só veio fazer parte da minha vida com a graça de Deus há 5 anos. Há 6 anos trabalho no IEC que para quem não sabe é o núcleo de informação educação e comunicação do CCZ onde promovemos palestras em escolas, comunidade civil e demais interessados que nos é solicitado. Sou pós graduada em psicopedagogia institucional pelo Isecensa e no momento estou indo para minha segunda pós em gestão. Fiz a prova pois tenho total direito por ser funcionária desta instituição há treze anos e estou correndo atrás do meu emprego pois gosto do que faço que é promover saúde. Se não gabaritasse essa prova a nível de ensino fundamental não me perdoaria por ser uma pessoa tão comprometida com a educação e que corre atrás dos seus objetivos. Sei da minha capacidade e tenho minha consciência tranquila pois toda elaboração da prova de 20 questões foi por conta da secretaria de educação. Fica aqui meu esclarecimento pela forma maldosa que essa pessoa se referiu a mim sem ao menos me conhecer. Infelizmente assim são as pessoas sem compostura e que falam o que querem. Mas peço a Deus que tenha misericórdia dessas línguas ferinas . Deus abençoe!"

Reda - Realizado pela secretaria municipal de Saúde e regido pelo controverso Regime Especial de Direito Administrativo (Reda), o processo seletivo ocorreu em tempo recorde: edital publicado nos dias 12 e 13 de junho; inscrições de 13 a 18 de junho e prova realizada dia 22 do mesmo mês. Os aprovados serão contratados temporariamente por um ano para trabalhar no CCZ.

Protesto - Ao longo do mês passado, o pessoal que atuava no órgão realizou diversos protestos contra a realização do exame. Na quinta-feira, cerca de 200 ex-funcionários do CCZ realizaram mais uma manifestação, em frente à sede do governo municipal. Eles fecharam por cerca de meia hora a avenida Nilo Peçanha, no sentido Centro-BR 101, em protesto às demissões dos trabalhadores por conta do processo seletivo simplificado para agentes de combate de endemias.

Atualização às 23h30 - Assim como havia prometido mais cedo, o vereador Dayvison Miranda denunciou no Ministério Público a possível fraude no processo seletivo 001/2014 do CCZ.  "Temos vários indícios de irregularidade apresentados por denúncias nas redes sociais. Possivelmente, nomes que acertaram as 20 questões teriam ligação com o atual diretor da instituição e também pode ter ocorrido vazamento de gabarito da prova via SMS, Facebook e WhatsApp", disse Dayvison no Facebook.

Os blogs "Eu Penso Que/Ricardo Andre Vasconcelos (aqui) e Pense Diferente/Ralph Braz (aqui) também abordaram o assunto.

Com informações da Folha Online 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Alexandre Bastos

    [email protected]

    BLOGS - MAIS LIDAS