Transporte público: quem tem razão?
Alexandre Bastos 02/05/2014 23:49

Afinal, quem tem razão na polêmica envolvendo o transporte público? Empresários? Funcionários? Sindicato? Prefeitura, MPE e MPF? Ninguém? Como o assunto dominou as redes sociais nos últimos dias, divido com vocês as mais variadas opiniões.

João Pimentel:  "Senhoras e senhores, com licença. Esta questão do transporte público, que no momento é o assunto marcante na cidade, na minha opinião jamais será solucionada. As divergências atuais, cedo ou tarde, terão que chegar num ponto final. Mas a qualidade e o respeito pelo usuário, que é a razão da existência deste meio de locomoção, jamais será resolvida. A cada dia mais veículos são comprados, a situação do trânsito destes veículos caminha para o caos. Até em bairros afastados do centro, já acontece engarrafamentos. A solução para o ir e vir do cidadão seria o transporte público. Eu disse seria. Para quem já conheceu o que é um transporte público de primeiro mundo, este de Campos dos Goytacazes é um LIXO. Gostaria de deixar o meu carro em casa e utilizar o transporte público, já que estacionar a cada dia está ficando difícil e oneroso, mas não me atrevo. Lixo só na lixeira. Deixo aqui, duas imagens do transporte público na Europa, este em Berlin (Alemanha)".

Roberto Joia: "Caiu a máscara e os empresários de ônibus acabaram presos pela Polícia Civil. A operação foi coordenada pelo delegado da PC José Paulo Pires, após a Justiça ter expedido Mandado de Busca e Apreensão nas 12 empresas de ônibus do município, e o Ministério Público ter constatado irregularidades graves entre os materiais apreendidos. Apesar de bem engendrada, a dita greve dos rodoviários em Campos, deflagrada exatamente quando começou o Carnaval fora de Época, no Cepop, é na verdade um movimento de boicote ao transporte de passageiros por parte dos empresários de ônibus, que prometeram o pagamento dos dias de paralisação dentro das empresas, para dar aparência de greve da categoria, conforme descobriu o Ministério Público".

José Maria Matias Junior: "Campista, cuidado!!! Quando menos esperar, podem entrar na sua casa ou empresa e tomar seus bens. Pegar na "mão grande" mesmo. E o pior: você irá assistir tudo e não poderá fazer nada, pois corre o risco de ser preso..." Linda Mara Silva: "A prefeita Rosinha Garotinho disse a imprensa que lamentava muito que a greve dos rodoviários tenha chegado a esse ponto, porque ela entende que movimento de greve é legítimo, mas o que não pode é a população ficar sem ônibus, pelo menos o que manda a lei que é de 30%". Rafael Diniz: "Será que é agindo de uma forma autoritária e demagoga que o Executivo vai solucionar esse grande problema? Será que se não houvesse mais tolerância, maturidade e responsabilidade, a situação não poderia ser outra? Não podemos nos esquecer que esse mesmo Governo que age assim agora, é o mesmo governo que já está em seu sexto ano de mandato e que poderia sim ter tomado outras medidas durante todos esses anos para evitar o que hoje acontece. E mais, não seria uma insanidade e um risco absurdo colocar os passageiros campistas para serem transportados por motorista inexperientes, que nunca dirigiram efetivamente um ônibus? Já passou da hora de refletir e agir". Erica Miranda: “Ela nos representa.' Representa o povo representa quem precisa de ônibus .representa campos. representa a liberdade de locomoção e também representa a valorização de motorista e cobradores para que todos tenham dignidade de Trabalhar em ônibus descente.! Eu apoio a prefeita e você?” Valzinha Passos: "Cadê o ônibus para o Aeroporto? Não precisava ser Bonsucesso, nem lagoa das pedras não, mas sim Travessão, pois a população que pega essa linha é grande. É melhor ficar sem ônibus mesmo, pois ela só colocou ônibus onde ela sabe que tem votos, que tem várias casas populares dela, assim a mesma não perde votos". Wendel Magalhães: "Nunca que ônibus como esse trazem o bem estar de alguém, todos de péssima qualidade, péssimo serviço, o povo campista é humilhado todos os dias, a maior cidade do interior o transporte público é uma m...!! Acho que os usuários que deveria para de usar esse porcaria, as van então nem se fala, outro lixo!!!" Julio Cesar Santos Mulatinho: "A cada passagem paga, a prefeitura repassa às empresas de transportes a diferença entre o preço real e o recebido(R$ 1,00). E como é feito esse controle, alguém sabe dizer? Ou será que não tem controle? ou seja, a prefeitura paga o que o empresa declara? e se for assim, será que a empresa declara a quantidade correta? ou será que aumentam um pouco pra ganharem uma graninha extra? e se ganham uma graninha extra, com quem será que elas a dividem?"

Lucas Barreto: "O povo é muito inocente ...os campista estão muito inocentes ....quem determinou ônibus de graça foi o Ministério Público! A greve de ônibus quem está fazendo são os próprios empresários para ganharem mais dinheiro ! se liga.."~

Carlos Faria Café: "Defendo um corretivo sério para os empresários, com penas rigorosas, que se chame o sindicato as vias da responsabilidade, mas sou contra o linchamento moral e o endemoniamento público que estão fazendo com os motoristas e cobradores de ônibus de Campos na rede social e soube que até numa emissora de tv. Se existe conluio não foi com o humilde trabalhador e que responda o sindicato por eles judicialmente. Quem pratica atos desta monta, não tem compromisso com o trabalhador".

Mario Marcio Peixoto: "Em Campos vale a velha máxima: "Pimenta nos olhos dos outros é refresco." Quem não se lembra das greves dos bombeiros no Rio? Essa sim era legítima, pois havia interesse político dos Garotinhos... hipocrisia pura!"

Debora Rosa Bensi Vilaça:  "A prefeita não se omitiu! Ônibus com gratuidade,com motoristas capacitados,servindo a população com 30% das frotas,até que tudo se resolva definitivamente ,fazendo prevalecer a lei e não o desespero desses empresários,q consequentemente quase desesperou a população,fazendo cair na conta de quem há muito vem lutando por uma licitação!! Parabéns Prefeitura de Campos dos Goytacazes que sempre em primeiro lugar visa o interesse da população!!! Orgulho de ter uma Prefeita que já foi governadora,com tanta experiência em administração!!!"

Isabel Paixão Soares: "Quem esta no prejuízo dessa pouca vergonha são os cobradores e os motorista que ganham uma miséria que mal dá para sobreviver e nós que dependemos desses transportes público que já passou da hora de ir para o ferro velho. Enquanto que os empresários e os políticos estão com suas contas bancárias estufando de dinheiros e passeando com carros de luxo".

Leia mais sobre a polêmica na Folha Online (aqui) e no blog Opiniões, do Auysio Abreu Barbosa (aqui)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Alexandre Bastos

    [email protected]

    BLOGS - MAIS LIDAS