Os dois lados do Carnaval fora de época
Alexandre Bastos 26/04/2014 16:21

O Carnaval fora de época bancada pela Prefeitura de Campos consegue provocar as mais variadas emoções e interpretações. Se por um lado há quem ache um espetáculo maravilhoso e organizado, por outro há quem considere desnecessário e desorganizado. Então, vamos tentar revelar as duas faces do Campos Folia, tendo em vista o primeiro dia.

Na noite de ontem a equipe da Prefeitura cobriu o Carnaval e encheu o site oficial de notícias sobre a folia. Entre as principais notícias podemos destacar as seguintes declarações e fotos:

[caption id="attachment_24165" align="aligncenter" width="540"] Foto - Secom/Prefeitura[/caption]

Acompanhada pelo vice-prefeito, Doutor Chicão (PP),do deputado federal Paulo Feijó (PR) e da presidente da FCJOL, Patrícia Cordeiro, a prefeita Rosinha Garotinho (PR) afirmou que o Carnaval de Campos vem se profissionalizando a cada ano. “Nossa expectativa é sempre a melhor, e temos certeza de que o carnaval deste ano será melhor do que o de 2013 e o do próximo ano vai ser melhor ainda. A cada ano que passa, o nosso carnaval tem melhorado, tem se profissionalizado”, destacou Rosinha.

[caption id="attachment_24166" align="aligncenter" width="515"] Foto - Secom/Prefeitura[/caption]

Viviane Araújo: "a melhor estrutura do interior do país"— Em matéria publicada pelo site da Prefeitura, a atriz Viviane Araújo, convidada especial da FCJOL, elogiou o Carnaval de Campos. "Tem cidades do interior do Brasil que eu conheço que também tem um carnaval lindo, assim como o daqui, mas feito em estrutura móvel. Aqui, não. A estrutura é linda e muito confortável. Das que conheço, é a melhor do interior do país", , observou Viviane.

[caption id="attachment_24167" align="aligncenter" width="484"] Foto - Secom/Prefeitura[/caption]

Atriz global marca presença— Em sua segunda vez no carnaval fora de época de Campos, o Campos Folia, a atriz Anna Claudia Protásio Monteiro, a Cacau Protásio, acompanhou o desfile dos blocos, percorrendo toda a passarela do samba que, este ano, recebeu o nome de Rubinho Chebabe.  Já rouca, ela  elogiou o espetáculo. “Está tudo muito bonito e o carnaval daqui é muito animado”.

[caption id="attachment_24168" align="aligncenter" width="525"] Foto - Secom/Prefeitura[/caption]

Público vibra com o Campos Folia nas arquibancadas do Cepop — De acordo com matéria publicada no site da Prefeitura, o entusiasmo do público no primeiro dia do Campos Folia 2014, com a participação dos blocos de samba dos grupos de acesso e especial, já pôde ser visto, a cada agremiação que passou pela avenida, mostrando as características do povo campista. A expectativa é de que no segundo dia (hoje), quando vão passar as escolas de samba do Grupo Especial, a empolgação seja ainda maior. Ainda de acordo com a matéria oficial, nas arquibancadas, o que se vê é a participação popular, em um ambiente familiar, representando a nata do carnaval campista do passado, que sempre foi de muita animação e tranquilidade. Um exemplo disso é o casal formado por Amaro Monteiro Rosa e Regina da Silva, casados há mais de 40 anos e que sempre acompanharam juntos os desfiles em Campos. Eles são moradores de Goitacazes e torcedores do bloco Psicodélicos e da Escola de Samba Mocidade Louca. Como residiam no Morrinho, o amor por essas duas agremiações ficou enraizada e, até hoje, eles se deslocam de Goitacazes, para ver o desfile de perto e participar dos desfiles. "Acompanho o Carnaval desde a década de 50 e possa garantir que hoje ele está bem melhor que no passado. Não há comparação", afirmou Amaro Monteiro.

O outro lado da folia — Se as matérias rosáceas destacaram apenas o lado bom e ignoraram certos problemas, vamos tentar mostrar o outro lado.

[caption id="attachment_24173" align="aligncenter" width="557"] Foto de Silvana Rust[/caption] [caption id="attachment_24174" align="aligncenter" width="545"] Foto de Silvana Rust[/caption]

Cadeirante reclama —  A cadeirante Gelcilaneia Chaves, de 37 anos, foi pela primeira vez prestigiar o evento, mas se sentiu desconfortável com as arquibancadas molhadas. “Para mim fica difícil acompanhar o desfile. Passando pela arquibancada, a água respinga em minha mão. E é com ela que controlo a cadeira de rodas. É necessário tirar essa água”, disse Gelcilaneia ao jornal Terceira Via.

Dona de casa protesta — A dona de casa Marilda Fernandes, de 42 anos, também se indignou com os riscos que a água da chuva poderia causar aos foliões. “Vi uma mãe com carrinho de criança passando por essa poça d’água, uma moça pulando de um degrau para o outro e quase levando um escorregão. Sem contar nossos pés que ficam molhados. Mas isso não é uma novidade. Enquanto a prefeita está na avenida, nós estamos com nossas casas ameaçadas com a chuva. Até aqui no Cepop estamos nessas condições”, protestou, em entrevista ao jornal Terceira Via.

Animação? — Quem acompanhou a transmissão do Campos Folia no canal 100 da Ver TV não conseguiu ver a animação. Tirando os rosáceos e alguns foliões mais empolgados, era possível ver braços cruzados e poucos sinais de empolgação na noite fria de ontem.

Camarotes cheios — Assim como ocorre durante o ano todo, no Carnaval não foi diferente. Enquanto os amigos do poder aproveitavam o conforto dos camarotes, com bebidas e petiscos deliciosos, os cidadãos guerreiros que enfrentaram o frio estavam em arquibancadas vazias e molhadas.

Confira mais algumas imagens recebidas pelo blog:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Alexandre Bastos

    [email protected]

    BLOGS - MAIS LIDAS