PT tentará nova composição com Cabral nesta quarta-feira
Alexandre Bastos 08/01/2014 12:33

A novela que envolve a agonizante relação entre PT e PMDB no Rio terá mais um capítulo nesta quarta-feira. Em um encontro com o governador Sérgio Cabral, o presidente do PT fluminense, Washington Quaquá, vai propor uma nova composição para a aliança em 2014, um movimento inédito dos petistas. O novo plano do PT é oferecer a Cabral apoio para disputar o Senado, recebendo em troca o apoio à candidatura de Lindbergh Farias ao governo. Para tanto, seria necessário abortar a candidatura de Pezão pelo PMDB. O site de VEJA apurou o passo a passo da crise que se instalou na aliança liderada pelos dois partidos, pontuada por constantes intervenções do ex-presidente Lula. “A candidatura dele (Cabral) ao Senado só é viável se ele fizer aliança. Nós topamos ter uma aliança da base do governo Lula com Cabral ao Senado e (Marcelo) Crivella de vice. Essa é a chapa ideal”, diz Quaquá, defendendo abertamente o projeto de Lula para o Estado.

A parte mais difícil do projeto é convencer o PMDB a abrir mão da candidatura ao governo. Cabral e a cúpula do PMDB fluminense não dão qualquer sinal de que podem desistir do projeto encabeçado por Pezão. “Aqui ninguém dita regra. Respeitamos o Lula, mas ele não tem influência no PMDB do Rio", disse Jorge Picciani, presidente da sigla. A compensação para o vice-governador seria receber um ministério de grande visibilidade num eventual segundo mandato de Dilma.

O cenário eleitoral hoje pode ser mensurado por duas pesquisas do fim de 2013 – uma do Datafolha e outra do Ibope. No Datafolha, Garotinho lidera com 21% das intenções de voto. Lindbergh e Crivella dividem o segundo lugar, com 15% cada um. Cesar Maia ocupa a quarta posição com 11%. Pezão (PMDB) tem 5%, Miro Teixeira (Pros) aparece com 3%, Bernadinho do Vôlei (sondado pelo PSDB) e Milton Temer (PSOL) somam 2% cada um. O levantamento mostra ainda que 18% dos eleitores votariam em branco ou nulo e 8% não sabem quem escolher.

No Ibope, mais nomes foram testados. Crivella aparece com 16%; Garotinho, com 13%; e Lindbergh, com 11%. Jandira Feghali (PC do B) aparece com 6%, Cesar Maia (DEM) tem 5%. Pezão, 4%, mesmo porcentual de Bernardinho. Miro Teixeira, ficou com 2%, e o prefeito de São João de Meriti, Sandro Matos (PDT), com 1%.

Fonte: Veja 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Alexandre Bastos

    [email protected]

    BLOGS - MAIS LIDAS