É proibido pensar?
Alexandre Bastos 06/09/2013 01:14

“Viveremos uma era em que a liberdade de pensamento será de início um pecado mortal e mais tarde uma abstração sem sentido”. George Orwell

Ontem (05), ao tomar conhecimento sobre uma artista que estaria com medo de represálias após tecer alguns comentários sobre um tema que desagrada o exército rosáceo, me peguei pensando sobre algumas coisas...

Se o governo Mocaiber pecava por deixar tudo correr muito solto, o atual governo peca pelo excesso de cadeados. E não estou me referindo ao cofre. Por aqui, a regra é clara. Quem faz parte do grupo ou presta algum serviço acaba se vendo obrigado a vestir a camisa, colocar boné, carregar bandeiras, pintar o rosto de rosa, frequentar todos os eventos e, principalmente, deixar de opinar sobre assuntos que possam causar algum tipo de desconforto ao governo municipal.

Nas redes sociais, a ordem é curtir e compartilhar o que agrada o casal. Nos blogs, é preciso comentar e rebater qualquer informação que desagrade o líder. Em alguns casos as pessoas parecem personagens de obras como “1984”, do George Orwell. Seguindo as ordens do “Grande Irmão” e sendo vigiadas o tempo todo, elas começam a acreditar que as propagandas institucionais e os discursos refletem a realidade. Não enxergam os dramas nos hospitais, a falta de leite especial para crianças, a educação em último lugar no Ideb e os gastos milionários com shows. Acreditando que tudo isso é "intriga da oposição", os aliados andam pelas ruas como robôs repetindo os discursos do líder e tentando desqualificar os que ousam discordar do Regime Rosa.

Desta forma, só o líder pode brilhar e todos os soldados se tornam peças substituíveis e insignificantes. Quem ousa se destacar tem as asas cortadas e, se insistir, vai parar na longa lista de ex-aliados apontados como “traidores do povo”. Nem o irmão do "Grande Irmão" escapa.

Certa vez, ao ser indagado sobre a diferença entre a democracia e um regime totalitário, o Millôr Fernandes disse o seguinte: “Na democracia todo mundo reclama e você tem a noção de que ninguém está satisfeito. Porém, em um regime totalitário, quando são perguntados sobre o governo, os cidadãos respondem em coro: 'Vivemos em um mar de rosas'”.

Ou seja, quando parece que está tudo bem, é porque a coisa anda muito mal...

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Alexandre Bastos

    [email protected]

    BLOGS - MAIS LIDAS