Rafael Diniz: "Oposição precisa ir além do debate jurídico"
Alexandre Bastos 13/12/2012 13:33

Precisamos parar de esperar por reviravoltas jurídicas, deixar a vaidade de lado e fazer política com inteligência”, desabafou o vereador eleito Rafael Diniz (PPS) durante a IV Conferência Local de Controle Social, que aconteceu ontem (12) no auditório central da UFF, em Campos. Além de Diniz, outros nomes da política e do setor acadêmico participaram  de um amplo debate sobre o resultado da última eleição.

Ao lado da vereadora Odisséia Carvalho (PT), do vereador eleito Marcão (PT), José Geraldo (PRP), Makhoul Moussallem (PT) e do cientista político Hamilton Garcia, Rafael Diniz opinou sobre o processo eleitoral. “Vi na eleição deste ano uma descrença em relação aos políticos. Algo que sempre existiu, mas que dessa vez me pareceu bem maior. Para mudar isso precisamos mostrar que o político deve ser um instrumento para transformar os anseios das pessoas em ações. Chega de esperar por decisões judiciais. Focar nossas discussões nessas questões jurídicas acaba limitando o nosso papel. Mesmo dialogando com forças que pensam de forma diferente, precisamos entender que é preciso buscar uma estratégica única e trabalhar não só na época da eleição. O trabalho político começa um dia após o pleito e segue até o outro”, disse Diniz.

Makhoul fala em repensar atitudes — Para Makhoul, que disputou a Prefeitura de Campos e recebeu cerca de 60 mil votos, a oposição precisa de mais embasamento. “Não podemos criticar por criticar. Precisamos entender os motivos que fizeram o eleitor escolher a atual prefeita. É hora de repensar tudo o que foi feito nesta campanha”, disse Makhoul, deixando claro que pretende continuar militando. “Entrei na política para ficar”, frisou.

José Geraldo e Marcão querem fiscalização — Durante a sua explanação, José Geraldo, que disputou a sua primeira eleição este ano, foi bastante direto: “Precisamos de mecanismos de controle social. Se quem deve fiscalizar não fiscaliza, temos que assumir este papel”, opinou. No mesmo embalo, o vereador eleito Marcão prometeu ficar de olho. “Quem recebe o apoio de poderosos acaba ficando refém. Vamos ver como esses amigos do poder vão receber benefícios”, disse, afirmando que sua missão na Câmara será árdua. "Sempre digo ao Rafael que teremos muita dificuldade. Mas estamos dispostos a atuar com determinação e buscar o apoio de quem deseja mudança em áreas importantes como Educação e qualificação profissional", completou. "É hora de elevar o nível do debate" — O presidente da Fenorte, professor Almy Junior, um dos debatedores, também opinou sobre a eleição. "Chegou o momento de elevar o nível do debate no ambiente político de Campos. Para isso, precisamos urgentemente mobilizar a classe média e a academia. Essa história de colocar a culpa nas camadas mais humildes não tem o mínimo sentido. As mudanças só vão ocorrer quando o setor acadêmico e os principais formadores de opiniões estiverem unidos", disse Almy

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Alexandre Bastos

    [email protected]

    BLOGS - MAIS LIDAS