Visão sobre a eleição em São Fidélis
Alexandre Bastos 28/09/2012 01:37

Alguns leitores do blog enviam mensagens cobrando mais informações sobre as eleições em outros municípios. Sendo assim, vamos começar a publicar textos de colaboradores que acompanham as eleições em outras cidades. Hoje é a vez de São Fidélis. Confira o texto enviado pelo amigo vascaíno Thiago D'Urço Cozendey:

 São Fidélis está fervendo às vésperas deste pleito.

Fla x Flu — Aqui temos um Fla x Flu. (Preferimos um Vasco x Botafogo, não é mesmo?!). E a briga é entre dois botafoguenses. Um, candidato de Garotinho, Davi Loureiro ex-prefeito (2001-2008) versus o atual prefeito Fenemê (vice de Davi nos seus dois mandatos).

Duelo entre ex-aliados — O racha entre eles se deu quando das eleições de 2010, momento em que Davi foi candidato a deputado estadual e não teve o apoio do prefeito (que ao que parece apoiou Sabino para deputado estadual e Fernando Lopes para federal, o que também, na ótica de Davi, foi considerado traição, pois ele queria que o prefeito estivesse com Garotinho).

Pesquisa — Aqui não foi feita nenhuma pesquisa oficial, registrada no TRE, mas, é evidente que ambos fazem e não podem publicar, o que gera dúvida na população pois eles dizem que estão x pontos na frente. Não dá pra saber se existe um favorito.

Pontos fortes e fracos — O grupo do prefeito é um grupo mais tarimbado politicamente, já que quando houve o racha entre eles os adversários políticos de Davi viraram aliados do prefeito, ocupando inclusive cargos na prefeitura (muitos já ocupavam cargos nos mandatos anteriores aos de Davi) e além disso ele ficou com boa parte dos aliados dos governos anteriores de Davi (e dele também, afinal ele era o vice). Além é claro, de ter 8 dos 9 vereadores. A favor de Davi tem o populismo dele e de Garotinho e o fato de as obras mais importantes da cidade terem sido realizadas em seu governo. Contra ele, uma rejeição a seu jeito "falador".

Câmara — Dos nove vereadores com mandato, oito são candidatos à reeleição e a Câmara agora terá 13 vereadores.

FRENTE DEMOCRÁTICA (PMDB, PSC, PSL): Deve fazer cinco. Entre eles quatro vereadores com grandes chances de se reeleger.

UNIÃO E DEMOCRACIA (PDT, PT, PPS): Deve fazer dois. Na melhor das hipóteses, três. Há três vereadores de mandato nessa coligação. A surpresa é a possibilidade de nenhum deles se reeleger. Podemos ter uma presença feminina na Câmara oriunda dessa coligação.

FRENTE DA MUDANÇA (PR, PTC, DEM, PP): Deve fazer três. Na melhor das hipóteses quatro. Entre os prováveis, o vereador que ficou com Davi e dois ex-vereadores.

FRENTE POPULAR (PC do B, PTN): Deve fazer dois. Duas caras novas na Câmara.

ALIANÇA POPULAR (PRB, PT do B, PRP, PSB): Esta pode  não fazer ninguém, pois não tem nenhum nome expressivo. Mas acho que faz um porque o quociente eleitoral deve chegar pelos 1800 votos, e esta coligação tem 22 candidatos e a soma pode chegar lá. Se eu estiver certo, teremos um nome com uma quantidade não tão grande de votos. Só não se sabe ao certo quem será o felizardo. Ou a felizarda pois tem uma candidata apoiada pela Igreja Universal, que se tiver o apoio dos "irmãos" pode surpreender.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Alexandre Bastos

    [email protected]

    BLOGS - MAIS LIDAS