O mais novo navio da frota Greenpeace, o Rainbow Warrior 3, está em visita pela primeira vez o Brasil em uma expedição de mais de três meses que comemora os vinte anos da organização no país. O Rainbow Warrior ficará no Brasil até 5 de julho.
Nos últimos dias 23, 24 e 25 de março, a embarcação passou por Manaus, onde o público teve oportunidade de subir a bordo em dois dias de visitação. O navio passará também por Belém (PA), Recife (PE), Salvador (BA), Rio de Janeiro (RJ) – onde participa da Rio+20 –, e Santos (SP). Nessas cidades, o público também terá a oportunidade de subir a bordo, conhecer a tripulação deste ícone da proteção ambiental e saber mais sobre as campanhas do Greenpeace no Brasil.
Primeiro navio construído especificamente para ser usado pelo Greenpeace, o Rainbow Warrior traz tudo o que a organização precisa para levar suas campanhas a todas as partes do planeta. Com 58 metros de comprimento e 11 de largura – o mesmo comprimento de duas baleias azuis –, ele transporta mais carga, mais tripulação e possui maior espaço operacional que suas duas versões anteriores.
Segundo o Greenpeace, o Rainbow Warrior 3 é leve e ágil, além de possuir várias características sustentáveies, como o fato seu casco ter sido desenhado para reduzir atritos e aumentar sua eficiência energética, economizando combustível e aproveitando melhor a força dos ventos; tem tratamento biológico de água e esgoto; central de armazenamento de combustível e de óleos para evitar derramamento; motor de propulsão eletrônica a diesel, mais eficiente; e pintura com tinta livre de TBT (substância de elevada toxicidade).



