Xilogravura - A Chegada da Prostituta no Céu
diomarcelo 26/12/2010 00:44
Hoje o tema é xilogravura, talvez você conheça a estética destes trabalhos mas não esta ligando o nome a pessoa, então vamos lá, a xilogravura é uma processo de impressão que usa-se como matriz uma espécie de carimbo rígido de madeira, a palavra xilogravura é uma composição entre as palavras gregas xilon ( madeira ) e grafó ( escrever ) . Não se sabe exatamente o ano de sua origem nem seu inventor, mas sabemos que no século 9 já existia registros de impressão de orações budistas na china que utilizava desta técnica como processo de reprodução, no decorrer da história foi usado nas estamparias de tecidos na Índia, na Europa no século XV utilizava  da xilografia para reproduções de imagens sacras e confecções de baralhos.
Grandes artistas utilizaram da técnica, o grande mestre alemão da xilogravura Albretch Durer, artistas japoneses da estética do Ukyio-e , Matisse, Picasso, Gauguin, Munch e outros.
Aqui no Brasil a técnica foi bem explorada principalmente no Nordeste, nas ilustrações dos livros de cordéis encontrou um terreno fértil e xilogravura se popularizou, temos grandes nomes como Abraão Batista, José Costa Leite, Amaro Francisco e talvez o mais conhecido J. Borges com sua xilogravura mais popular " A chegada da prostituta no céu".
Postarei alguns trabalhos dos artistas citados e uma entrevista no youtube do J. Borges que fala um pouco sobre a Xilogravura e literatura de cordel.
xilogravura
Henri Matisse
Pablo Picasso
Albretch Durer
Hokusai Katsushira - estética japonesa Ukyio-e
J. Borges
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=ysRHFsP23P4&feature=related[/youtube]
veja mais sobre J. Borges   http://jborgesbrasil.blogspot.com/

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Diomarcelo Pessanha

    [email protected]

    BLOGS - MAIS LIDAS