Uma casa totalmente sem fios
Leandro Lopes 27/10/2010 19:07

A Internet começa se preparar para uma nova revolução. Hoje, todo computador que se conecta à rede recebe um número que o identifica é o chamado número IP. Em breve, todos os aparelhos eletrônicos estarão conectados à Web e cada um deles terá o seu IP, ou seja, o seu endereço. Isso é o que os técnicos estão chamando de "internet das coisas"...

As primeiras mudanças que a Internet das coisas vai trazer estão dentro de casa. Automatizar as residências vai ficar muito mais fácil.

Esta é uma das tecnologias aplicadas na automação de residências. Com ela, você pode enviar comandos para diversos aparelhos com um único controle remoto. E, com a ajuda da internet, você pode controlar qualquer equipamento da sua casa não importa onde você esteja.

Ou seja, se você estiver no trabalho e quiser saber o que está acontecendo na sua casa, é possível! O exemplo clássico é de câmeras que podem ser acompanhadas à distância. E esse tipo de automação não ajuda apenas na segurança.

Mas o grande problema de ter tudo conectado à internet é que os números de IP estão acabando. O IP é como se fosse a "identidade" digital de cada aparelho que tem capacidade de se conectar à web. E acredite se quiser, algumas previsões indicam que já no início de 2011 não vai mais haver identidades disponíveis! Para resolver o problema foi criado o protocolo iPV6 que vai substituir o atual IPV4. Com o novo método, milhões de novos endereços vão poder ser alocados para cada assinante de serviços de Banda Larga. Com isso, será possível associar um número praticamente infinito de dispositivos à rede.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Leandro Lopes

    [email protected]

    BLOGS - MAIS LIDAS