Rodovias estaduais preocupam
Victor de Azevedo 18/08/2018 16:58 - Atualizado em 21/08/2018 13:39
As rodovias estaduais que passam pelo município de São Francisco de Itabapoana seguem em estado caótico, causando prejuízos a motoristas que diariamente trafegam pelas vias. As RJs 194, 196, 224 e 232 são alvos de reclamações pela péssima conservação. Diante dos problemas, o Departamento de Estradas e Rodagens (DER-RJ) anunciou o início da operação Tapa-Buracos para amenizar a situação nas estradas estaduais de SFI. Na última semana, as intervenções tiveram início no trecho em que uma cratera se abriu na RJ 232.
Um das situações mais críticas é da RJ 194. Com 44 quilômetros de extensão, a rodovia liga Campos até a localidade de Gargaú, em SFI. O trecho até a ponte Integração é um dos mais prejudicados.
Seu José Antônio da Silva, 66 anos, passa todo dia pela rodovia e lamenta que nenhuma atitude ainda foi tomada pelas autoridades responsáveis. “Para falar a verdade, não tenho muita esperança que a situação por aqui melhore. Já está assim há tempo. Em dias de chuva, a gente passa por aqui de teimoso até porque fica bem mais distante se a gente escolher outro caminho”, ressaltou.
Outra rodovia que sofre com as condições precárias é a RJ 196. Com 197 quilômetros de extensão, a via é um dos principais acessos às praias de São Francisco do Itabapoana e para o estado do Espírito Santo. Adentrando o município de São João da Barra, passa por diversos distritos e cruza a BR 356, percurso primordial ao Porto do Açu. Vale ressaltar a RJ 196 se interliga com a RJ 194 e segue até Campos.
No início deste ano, a reportagem da Folha esteve na RJ 196 e mostrou a situação de abandono da estrada. Oito meses depois, pouca coisa mudou. Inclusive, um trecho da rodovia segue desmoronando. “Isso aqui a noite é um perigo. Quem não conhece a estrada pode passar direto e sofrer um acidente sério. Algo precisa ser feito rapidamente”, ressaltou um motorista que passava pelo local.
Outra rodovia estadual que passou por problemas este ano foi a RJ 224. Com 75 quilômetros de extensão, ela liga a BR 356 na altura da usina Sapucaia ao distrito de Barra de Itabapoana na divisa com o estado do ES. Em março, moradores de Imburi, localidade que fica às margens da rodovia, fecharam a via após chuvas terem provocado estragos.
Segundo o diretor regional do DER-RJ, o engenheiro Ivan do Amaral Figueiredo, serão feitos reparos em todas as rodovias estaduais do município. “O trabalho começou na RJ 196, em Gargaú, na semana passada. Vamos fazer os reparos. O contrato com a empresa vencedora da licitação para a realização das obras é de um ano, podendo ser renovado”, disse.
Trecho da RJ 232 deve ser desviado para obra
A partir desta segunda-feira, o DER-RJ deve construir uma variante na RJ 232, no trecho que liga Guaxindiba à área central de São Francisco, para desviar o trânsito na extensão da rodovia onde é feita uma obra numa cratera que se formou com o rompimento de manilhas. O trabalho começou na última semana.
De acordo com Ivan do Amaral, o desvio se faz necessário devido ao assoreamento em baixo do asfalto que pode destruir toda a pista que passa por cima das manilhas. “Após a escavação do buraco para a troca das manilhas, verificou-se que a situação é pior do que se pensava”, disse o engenheiro ao site V Notícia.
Em nota, o DER-RJ informou que o órgão está analisando que tipos de reparos serão feitos e ao longo da semana deve delimitar um prazo de quanto tempo será necessário para realizar a obra. Enquanto isso, os motoristas devem acessar a RJ-196 como rota alternativa.
Conclusão de ponte gera mais expectativa
A conclusão das obras da ponte da Integração que vai ligar os municípios de São João da Barra, Campos e São Francisco de Itabapoana é a grande esperança dos motoristas que passam pelas rodovias 194 e 196. Para o motorista de caminhão Humberto Correia, assim que a ponte for entregue, os acessos pelo lado de Campos e SFI devem ser melhorados.
— Com certeza quando essa ponte for entregue, os órgãos vão querer melhorar essas rodovias. Até porque, o movimento deve aumentar. Aqui vai ser uma estrada que deve receber um movimento muito maior de caminhões que vão para o Porto do Açu, então eles não vão deixar do jeito que está por muito tempo — disse Humberto.
Avaliada inicialmente em cerca de R$ 105 milhões, a obra está sendo erguida na RJ 196, no trecho entre as interseções com a BR 356, na fazenda São Domingos, em SJB, e a RJ 194 na localidade de Campo Novo. No projeto original, conta com 35 pilares, sendo 17 no trecho do rio, 14 em São João da Barra e quatro em São Francisco de Itabapoana.
Iniciada no dia 6 de junho de 2014, a construção da Ponte da Integração estava prevista para ser entregue em até um ano. Mas, diante da crise financeira a qual o governo do Estado enfrentou nos últimos anos, o prazo não foi respeitado e a obra parou em janeiro de 2016. Após inúmeras promessas de retorno, Pezão anunciou o reinicio dos trabalhos após reuniões em maio com as prefeitas de São Francisco de Itabapoana, Francimara Barbosa (PSB) e de São João da Barra, Carla Machado (PP).
Fotos: Isaías Fernandes

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