Rio Paraíba do Sul recebe mutirão de limpeza neste sábado
21/08/2018 11:47 - Atualizado em 22/08/2018 13:15
Com o objetivo de unir forças em prol de um meio ambiente mais saudável, os Institutos Superiores de Ensino do Censa (Isecensa) vão realizar, neste sábado (25), a terceira edição do “Regata Verde”. Durante a ação, um grupo de voluntários irá recolher lixos e materiais descartados à beira do principal recurso da bacia hídrica da cidade. O trecho, de 9,2 km, vai do Rancho da Ilha ao Cais da Lapa.
A concentração do evento, que é aberto ao público, vai acontecer no Cais da Lapa, a partir das 8h, com um café da manhã. Não é necessária inscrição antecipada. A única exigência da organização é a de que o interessado disponha de alguma embarcação, como caiaques, barcos, jet skis ou até mesmo material para prática de stand up paddle.
Divulgação
“A instituição vai fornecer transporte para o Rancho da Ilha, local de início do percurso. Ao longo de todo o trecho, teremos o suporte do Corpo de Bombeiros e de mais um barco de apoio, com salva-vidas, além de distribuição de água e frutas”, informou Mauricio Calomeni, coordenador do curso de Educação Física do Isecensa, que está à frente da iniciativa.
Ainda de acordo com o docente, nas duas primeiras edições, cerca de 50 kg de lixo foram retirados das águas do Paraíba do Sul. “No ano passado, a surpresa foi a quantidade de carcaças de geladeiras e de outros eletrodomésticos recolhidos. E na primeira edição, em 2016, retiramos até um vaso sanitário”, acrescentou Calomeni, reforçando que foram realizadas parcerias com associações de stand up paddle e de caiaques, “a fim de mobilizar ainda pessoas voltadas para a preservação do rio, que representa grande parte da riqueza regional”. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS