Santa Maria Madalena promove festa literária
17/08/2018 20:29 - Atualizado em 23/08/2018 18:32
O poeta, compositor e romancista Nei Lopes, autor de sambas famosos como “Senhora Liberdade” e “Gostoso Veneno”, é o homenageado da FLIM 2018, a Festa Literária de Santa Maria Madalena, que se realizará no próximo fim de semana (de 24 a 26). Referência nacional como pesquisador da história e da cultura afro-brasileira, o homenageado da nona edição da FLIM tem mais de 30 livros publicados e 300 canções gravadas.
O evento, que mobiliza atrações e visitantes de toda a Região Metropolitana do Rio e das regiões Serrana, dos Lagos, Norte e Noroeste do estado, está em sua nona edição. Diversos escritores, historiadores e artistas de Nova Friburgo, Cantagalo, Macaé e Campos estão incluídos na programação da FLIM, dentro do chamado “Corredor Cultural” — iniciativa que visa estreitar as trocas culturais entre os municípios do Centro-Norte fluminense.
A extensa e variada programação inclui shows, mesas-redondas, bate-papos com escritores, contações de histórias, vídeos, performances, desfiles e exposições para públicos de todas as idades. Com a escolha de Nei Lopes como homenageado, a FLIM dá especial atenção às raízes negras da cultura brasileira, com várias palestras e exibições relacionadas ao tema — a começar com duas apresentações do próprio Nei Lopes, que participará de um bate-papo no sábado (25), às 10h, com os alunos de escolas, pais e professores; e outro com o público em geral, no mesmo dia, às 19h.
Localizada na Serra Norte do Rio de Janeiro, a 230 km da capital, a bela cidade de Santa Maria Madalena conserva o verde da Mata Atlântica que a cerca e o casario oitocentista dos barões do café. A FLIM, criada em 2010, é um dos mais prestigiados eventos literários fluminenses e a segunda maior fonte de atração turística para Santa Maria Madalena, perdendo apenas para o Carnaval.
Criada em 2010 e formatada para atender aos modernos parâmetros da sustentabilidade, a FLIM é uma realização da Associação Pró-Cultura de Santa Maria Madalena, em parceria com a Prefeitura Municipal e o comércio local. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS