Prevenção e sexualidade na 3ª idade é tema de debate
20/08/2018 20:17 - Atualizado em 23/08/2018 18:30
Teve início na tarde desta segunda-feira a Semana de Roda de Conversa sobre Doenças Infectocontagiosas: Prevenção e Sexualidade na Terceira Idade, promovida pela Prefeitura de São Francisco de Itabapoana (SFI), através da secretaria Municipal do Trabalho e Desenvolvimento Humano. Idosos de Barra do Itabapoana, Buena, Coreia, Ilha dos Mineiros, Guaxindiba e localidades vizinhas participaram do evento, no Centro de Convivência da Terceira Idade Nágeme Jorge Abílio, na área central.
O enfermeiro estrategista da Clínica da Família Gil Carlos Viana falou com os idosos a respeito do tema. “O objetivo da roda de conversa é conscientizar a terceira idade sobre a sexualidade nesta fase da vida. É comum os idosos não darem importância para o uso do preservativo pelo fato de não estarem em idade fértil, mas se esquecem que além de ser um método contraceptivo, também previne as doenças sexualmente transmissíveis (DSTs)”, explicou.
Viana reforçou a importância do esclarecimento para os idosos, já que a falta de informação acaba aumentando os índices de DSTs na terceira idade. “Na época deles, quando eram jovens, este tema não era falado abertamente. Hoje, existem idosos com certa resistência em falar sobre sexualidade, em procurar um médico especialista e até de assumir que tem vida sexual ativa, por conta da idade. É uma questão cultural”, ressaltou. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS