Empate triplo para Governo do RJ
Aldir Sales 21/08/2018 10:11 - Atualizado em 23/08/2018 17:42
Os candidatos Romário (Pode), Eduardo Paes (DEM) e Anthony Garotinho (PRP) estão tecnicamente empatados na preferência do eleitorado na disputa ao Governo do Estado. É o que aponta a primeira pesquisa realizada pelo Ibope no Rio de Janeiro após a oficialização das candidaturas e que foi divulgada na noite dessa segunda-feira (20).
A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos e o nível de confiança do levantamento é de 95%. Segundo o Ibope, Romário lidera com 14%, seguido de Paes e Garotinho com 12%. Tarcísio Motta (Psol) tem 5% e, na sequência, aparecem Indio da Costa (PSD), com 3%; Pedro Fernandes (PDT), com 2%; Márcia Tiburi (PT), com 2%; André Monteiro (PRTB), com 1%; Dayse Oliveira (PSTU), com 1%; Marcelo Trindade (Novo), com 1%; e Wilson Witzel (PSC), com 1%. Luiz Eugênio (PCO) não pontuou. Brancos e nulos somam 35%, enquanto o índice daqueles que não sabem ou não responderam é de 11%.
No cenário espontâneo, onde o pesquisador não apresenta os nomes dos candidatos, Garotinho é o mais lembrado pelos eleitores, com 6% das citações, seguido por Romário, com 5%; Paes, com 4%; Tarcísio, com 2%; outros, com 2%; e Pedro, Tiburi, Trindade e Witzel, com 1%. Indio, Monteiro e Dayse não atingiram 1% e Luiz Eugênio não foi citado. Brancos e nulos somaram 34% e não sabe ou não respondeu chegou a 44%.
O Ibope também mediu o nível de rejeição dos candidatos à sucessão do governador Luiz Fernando Pezão (MDB). Neste quesito, a liderança é de Anthony Garotinho, com 55%; seguido por Eduardo Paes, com 38%; Romário, com 23%; Indio da Costa, com 18%; Tarcísio Motta, com 12%; Márcia Tiburi, com 11%; Pedro Fernandes e Marcelo Trindade, com 10%; Luiz Eugênio, com 9%; e André Monteiro, Dayse Oliveira e Wilson Witzel, com 8%. Ao todo, 15% não responderam ou não sabem e 1% dos entrevistados disse que poderia votar em todos.
Além do Governo do Estado, o instituto também realizou sondagem sobre a corrida as duas cadeiras fluminenses no Senado. E o equilíbrio foi novamente a tônica.
Quatro candidatos aparecem tecnicamente empatados, segundo o Ibope: Flávio Bolsonaro (PSL), com 15%, seguido por Cesar Maia (DEM) e Lindbergh Farias (PT), com 12%; e Chico Alencar (Psol), com 11%. Na sequência, surgem Cyro Garcia (PSTU), Miro Teixeira (Rede) e Pastor Everaldo (PSC), com 6%; Arolde de Oliveira (PSD) e Eduardo Lopes (PRB), com 4%; Mattos Nascimento (PRTB), com 3%; Aspasia Camargo (PSDB) e José Bonifácio (PDT), com 2%; e Fagundes Ribeiro (PCO), Marta Barçante (PCB) e Samantha Guedes (PSTU), com 1%.
A pesquisa, encomendada pela TV Globo e pelo jornal O Globo, foi realizada entre os dias 17 e 20 de agosto com 1.204 eleitores em 39 municípios. Os registros no TRE e TSE são RJ-03249/2018 e TSE: BR00596/2018, respectivamente. 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS