Obras de ponte avançam em SFI
Victor de Azevedo 20/08/2018 20:16 - Atualizado em 23/08/2018 18:30
As obras da ponte Integração pelo lado de São Francisco de Itabapoana avançaram nos últimos dias e a expectativa é que o prazo para entrega da construção até dezembro deste ano seja concretizado. Por outro lado, segundo o diretor regional do Departamento de Estradas e Rodagens (DER-RJ), o engenheiro Ivan do Amaral, os acessos à ponte, tanto do lado de São João da Barra quando do lado de São Francisco do Itabapoana, devem ficar prontos no início do ano que vem.
No decorrer desta semana, os cerca de 40 homens que atuam na obra devem finalizar a concretagem das estacas da ponte que estão dentro do rio Paraíba do Sul. Ao todo, são 17 pilares. A previsão de finalização era na última semana, porém, devido ao tempo chuvoso e às condições escassas das estradas de acesso, o transporte do material feito por caminhões foi prejudicado.
— Os prazos devem ser cumpridos. Estamos lutando por isso. Lógico que alguns imprevistos sempre ocorrem como o tempo chuvoso, o nível do rio Paraíba, mas conseguimos adiantar bem e acredito que se vocês voltarem aqui no próximo mês, mais uma grande parte já estará finalizada — ressaltou o engenheiro responsável pela obra, José Roberto Rocha.
A conclusão da obra é prioridade do governador Luiz Fernando Pezão (MDB), que anunciou retomada das obras no dia 8 de junho, após reuniões com as prefeitas de São João da Barra, Carla Machado (PP) e de São Francisco de Itabapoana, Francimara Barbosa Lemos (PSB). “O governo do estado está atento as obras e acompanha de perto todos os avanços. Estamos entre 65% e 70% de conclusão da obra, ou seja, estamos avançando e acredito que vamos conseguir entregar até o final do ano. Do lado de São João da Barra, vamos começar com o aterramento da área para iniciar o acesso”, disse Ivan do Amaral.
A construção da ponte foi iniciada em junho de 2014 e está orçada em R$ 105,7 milhões. Deste valor, aproximadamente R$ 70 milhões já foram utilizados. A ponte terá 1.344 metros de comprimento e 16,2 metros de largura. São 35 pilares, sendo 17 no trecho do rio Paraíba do Sul, 14 em São João da Barra e quatro em São Francisco. A ponte encurtará em 80 quilômetros a distância entre a sede dos dois municípios. Sem a ponte, maneira mais rápida para o deslocamento entre essas duas cidades é a viagem de barco, pelo rio Paraíba do Sul, que dura em média 40 minutos. Pelo lado de São João da Barra, a estrutura está compreendida entre a intersecção com a BR 356, próximo ao trevo do Açu, em São João da Barra, e a RJ 194, na localidade de Campo Novo, em São Francisco de Itabapoana.
Acidente — Segue internado em estado grave no Hospital Ferreira Machado (HFM), o operário que ficou gravemente ferido ao sofrer um acidente de trabalho na obra da Ponte da Integração. Ele trabalhava na construção quando um arco de ferro caiu em cima dele. Colegas de trabalho conseguiram retirar o objeto de cima da vítima que foi encaminhada para o HFM.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS