Coral de Crianças Watoto em Quissamã
Jhonattan Reis 20/08/2018 18:27 - Atualizado em 23/08/2018 18:32
O Coral de Crianças Watoto, formado por meninos e meninas órfãos de Uganda, na África, se apresenta nesta terça-feira (21) à noite em Quissamã, com entrada franca. As crianças ugandenses já fizeram apresentações em diversos lugares, a exemplo da Casa Branca — em Washington, nos Estados Unidos — e no Palácio de Buckingham, em Londres, na Inglaterra. O espetáculo do Coral Watoto começará às 19h30, no Tattersal, no Parque de Exposições.
De acordo com o gestor do Watoto no Brasil, Daniel Heinrichs, o coral apresenta, em cidades de vários estados brasileiros, a turnê “Signs & Wonders” (Sinais e Maravilhas, em português).
— O objetivo da turnê é passar a nossa mensagem, que é de esperança. Estas crianças testemunham o que Deus fez na vida delas, que foi tirá-las de uma situação de abandono, descaso e maus tratos, e trazê-las para um lugar onde elas voltaram a ter esperanças de chegar a um bom lugar. O coral também busca abrir a visão de mundo destes meninos e meninas e contribuir para que elas advoguem pela causa das crianças órfãs da África. O objetivo é transformá-las nos futuros líderes daquele continente — explicou.
Divulgação
Heinrichs contou que a turnê começou no último mês de julho.
— Desde então, o coral já se apresentou em diversas cidades, como Curitiba (Paraná), Londrina (Paraná), Goiânia (Goiás), Brasília (Distrito Federal), Belo Horizonte (Minas Gerais) e Vitória (Espírito Santo). Depois de passarmos por Quissamã, passaremos por outras cidades do Rio de Janeiro e do estado de São Paulo. A “Signs & Wonders” seguirá até o final de setembro — falou o gestor do Watoto no Brasil, lembrando que o coral já se apresentou em Campos, há cerca de dois anos, e em Macaé, há aproximadamente três.
O Coral Watoto é formado por 17 crianças, entre 6 e 12 anos, e nasceu como um programa da Igreja Watoto, antiga Igreja Pentecostal de Kampala (capital e maior cidade da Uganda). O objetivo do programa é fornecer cuidados a mulheres e crianças vulneráveis. O projeto envolve cuidados físicos, assistência médica (incluindo tratamento para HIV/Aids), educação (básica e técnica), atividades físicas e lúdicas, aconselhamento e cuidados emocionais. Atualmente, o Watoto tem projetos em Kampala e Gulu, em Uganda; e em Juba, no Sudão do Sul.
— O programa começou como um projeto da igreja, que é evangélica. Ele ainda continua bem ligado à igreja, mas, pela proporção que tomou, deixou de ser um trabalho feito exclusivamente lá — relatou Heinrichs.
Divulgação
O primeiro grupo de música à capela Watoto foi criado em 1994. Desde então, novas gerações percorrem os seis continentes se apresentando em escolas, igrejas, hospitais, asilos, parlamentos, congressos e palácios reais.
Cada integrante do Coral Watoto sofreu a perda de um ou ambos de seus pais e vive, agora, em uma das três vilas do programa.
Daniel Heinrichs falou sobre a importância do trabalho da Watoto.
— Essas crianças são resgatadas de uma situação de vulnerabilidade e acolhidas de forma integral, recebendo o que precisam, desde aspectos físicos até educação e valores. Outro ponto é que, diferente de outras instituições, como orfanatos, onde as crianças são colocadas em dormitórios, o Watoto busca trazer, para as crianças, um ambiente familiar. Cada um mora em uma casa com até outras sete crianças e uma mãe, uma mulher que já esteve em situação de vulnerabilidade antes e que recebe toda a assistência do programa. E essa casa, com essa família, está numa vila onde há outras casas, com outras famílias. Então, há todo um ambiente familiar. As crianças moram nessa vila até terminarem seus estudos, sendo que algumas preferem uma carreira técnica, enquanto outras escolhem se formar em universidades.
Divulgação
O Watoto recebe doações e apadrinhamentos de quem estiver interessado em ajudar, comentou Heinrichs.
— As pessoas interessadas em contribuir para o programa podem buscar mais informações sobre isso no nosso site. Elas entram, preenchem um cadastro e a contribuição pode ser feita por boleto ou cartão de crédito. Também há o programa de apadrinhamento, em que é possível apadrinhar uma criança do projeto e acompanhar o seu desenvolvimento— explicou.
A apresentação do Coral de Crianças Watoto é uma iniciativa da Primeira Igreja Batista de Quissamã, tendo apoio da Prefeitura.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS