Seminário debate importância da amamentação com profissionais da saúde
21/08/2018 12:38 - Atualizado em 21/08/2018 13:30
A vice-prefeita Conceição SantAnna fez a abertura do III Seminário Municipal de Amamentação (SMAM), que aconteceu nesta terça-feira (21), no auditório da Sociedade Fluminense de Medicina e Cirurgia (SFMC). O evento foi promovido pelo Programa de Assistência Integral à Saúde da Mulher da Criança e do Adolescente (Paismca) da secretaria municipal de Saúde (SMS) e abordou o tema “Por que resgatar a cultura da amamentação?”.
— Para mim, é um enorme prazer participar de um evento como este, que aborda o amor que transborda de mãe para filho na amamentação. É um elo que nunca é apagado. Amamentar não é apenas alimentar o bebê, mas também protegê-lo. Este é um tema que precisa ser muito debatido e tenho certeza de que todos os profissionais presentes irão multiplicar os conhecimentos deste seminário em seus trabalhos — ressaltou a vice-prefeita.
Divulgação - Supcom
O evento foi direcionado a profissionais da Rede Municipal de Atenção à Saúde de nível superior e residentes de medicina, com a proposta de informar sobre como a amamentação está ligada à segurança alimentar, e contou com a palestra da médica Maria da Conceição M. Salomão. Ela é membro do Grupo Técnico Interinstitucional de Aleitamento Materno (AM) da secretaria estadual de Saúde, do Comitê da Sociedade de Pediatria do Estado do Rio de Janeiro (Soperj), avaliadora e multiplicadora das iniciativas do Hospital AM da SOPERJ e da Unidade Básica Amiga da Amamentação.
— Falar sobre amamentação é falar sobre amor, saúde de mãe e de filho. É um tema que precisa estar sempre em debate. Trago como tema central a importância da conscientização da mulher sobre amamentar seu filho, os benefícios que o leite materno traz para o bebê. É também de extrema importância que o profissional de saúde aborde este tema durante a gestação — disse a especialista Maria Conceição Salomão.
A subsecretária de Atenção Básica, Cintia Ferrini, destacou a adesão dos profissionais de saúde e a importância da discussão do tema.
— A secretaria de Saúde integrou o Programa de Saúde da Mulher e da Criança e do Adolescente e isso representa um avanço porque dessa forma abrangemos temas importantes que precisam ser trabalhados pelos profissionais de forma integrada, como tem sido feito atualmente. A amamentação é um exemplo disso. A grande adesão dos profissionais de saúde mostra o comprometimento em avançar e proporcionar cada vez mais um atendimento de qualidade à população — destacou. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS