Carla Machado: município pode pagar por novo projeto de contenção do mar em Atafona
05/04/2019 09:28 - Atualizado em 05/04/2019 09:49
Novo projeto foi apresentado na Câmara
Novo projeto foi apresentado na Câmara / Paulo Sérgio Pinheiro/Divulgação
A prefeita de São João da Barra, Carla Machado (PP), afirmou que o município tem condições de arcar, sozinho, com o novo projeto de contenção do avanço do mar em Atafona, caso o valor do projeto seja de R$ 20 milhões. A declaração ocorreu nessa quinta-feira (4), durante audiência pública na qual o pesquisador e professor da Universidade Federal Fluminense (UFF) Eduardo Bulhões apresentou sua proposta para recuperação da orla com a construção de dunas e bermas artificiais em 1,8 km de linha de praia.
Na abertura da audiência, a prefeita falou do papel do município na condução do processo. “A solução não é rápida. Existe toda uma normativa, existem todos os aspectos legais. A gente não pode fazer uma intervenção sem que todos os órgãos ambientais estejam de acordo”, afirmou Carla, que também destacou a necessidade de voltar a discutir o projeto anterior, do Instituto Nacional de Pesquisas Hidroviárias (INPH).
Durante a reunião, um vereador chegou a questionar o prazo para execução do projeto. A estimativa foi de um ano e meio, assim que ficar acertado se realmente ele será desenvolvido e sem nenhuma pendência. Carla lembrou, ainda, que a responsabilidade pela obra de contenção seria de todos os entes federativos — União, Estado e município. No entanto, ressaltou que se ficar no valor de R$ 20 milhões, o município tem condições de pagar sozinho.
Folha 1 tem matéria completa sobre a audiência pública.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Arnaldo Neto

    [email protected]