Comissão do Plano Estadual de Segurança Pública terá atuação regionalizada no Norte e no Noroeste Fluminense
03/04/2019 20:32 - Atualizado em 10/04/2019 15:30
Thiago Lontra / Alerj
A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) instalou nessa terça-feira (02) a Comissão Especial do Plano Estadual de Segurança Pública e Defesa Social. O objetivo é discutir as diretrizes na elaboração da política estadual voltada à integração das ações dos órgãos de segurança e defesa social. O colegiado será presidido pela deputada Martha Rocha (PDT) e, como único representante da região, o deputado Bruno Dauaire (PRP) será responsável pelos trabalhos no Norte e no Noroeste Fluminense.
“A violência na cidade do Rio de Janeiro e na Região Metropolitana tem alcançado níveis alarmantes, mas nos últimos anos, com o desaparelhamento das forças de segurança, a migração da criminalidade para o interior se tornou uma realidade que assusta moradores de lugares antes conhecidos pela tranquilidade. Por isso propus a regionalização dos trabalhos da comissão para elaborarmos algo que reflita o que de fato acontece em todo o estado”, disse o deputado.
Segundo Martha Rocha, serão realizadas audiências públicas para ouvir setores da Polícia Civil e Militar, o Ministério Público, a Defensoria Pública, além de servidores da segurança pública. “Não dá para pensar em segurança pública sem valorizar os profissionais que estão na linha de frente todos os dias. Por isso uma das minhas principais lutas é, entre outras coisas, a volta de policiais militares do interior que atuem nas Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) para suas cidades de origens, além da melhoria das condições de trabalho de todos os agentes”, completou Bruno.
Entre os objetivos do plano estadual estão o fortalecimento de mecanismos de investigação de crimes hediondos e de homicídio; fomento de ações permanentes no combate ao crime organizado e à corrupção; integração e compartilhamento de informações de segurança pública, prisionais e sobre drogas; e a integração de ações estratégicas e operacionais, atividades de inteligência e gerenciamento de crises e incidentes na área de segurança pública.
Além de Martha Rocha e Bruno Dauaire, também compõe a comissão os deputados Coronel Salema (PSL), como vice-presidente; Márcio Gualberto (PSL), como relator; Alexandre Freitas (Novo), Rosenverg Reis (MDB) e Carlos Minc (PSB).

ÚLTIMAS NOTÍCIAS