Circuito Religioso de São João da Barra
Celso Cordeiro Filho 08/04/2019 19:47 - Atualizado em 15/04/2019 21:15
Procissão do Fogaréu
Procissão do Fogaréu / Divulgação-Secom SJB
Divulgado o Circuito Religioso de São João da Barra, que terá início nesta sexta-feira (12), sendo que as celebrações seguem até o dia 29, Dia de Nossa Senhora da Penha. A programação é promovida pela Irmandade São João Batista e do Santíssimo Sacramento, Irmandade Nossa Senhora da Penha, em parceria com a Prefeitura de São João da Barra, por meio da secretaria de Turismo, Esporte e Lazer e Departamento de Cultura.
A partir de sexta-feira, a Igreja Católica celebra a paixão, morte e ressurreição de Cristo, com a sexta-feira das Dores e terminando no domingo de Páscoa, com a ressurreição de Jesus. Já a Festa de Nossa Senhora da Penha tem início no domingo de Páscoa (21), com o Levantamento do Quadro, após a missa. O ponto máximo da festa acontece no dia 29, com a procissão terrestre — Patrimônio Cultural Imaterial do Estado.
O secretário municipal de Turismo, Esporte e Lazer de São João da Barra, Edivaldo Machado, esteve reunido na semana passada com representantes de grupos de teatro e da irmandade de Nossa Senhora da Penha com o propósito de tratar de assuntos relacionados à estrutura para a encenação do espetáculo da Paixão de Cristo na sede e em Barcelos durante a Semana Santa.
De acordo com Edivaldo Machado, a organização com antecedência é de grande importância para manter os eventos culturais na cidade com qualidade. “O espetáculo da Paixão de Cristo, tradicional na Semana Santa, é também um evento de grande relevância do ponto de vista turístico, pois atrai muitos visitantes durante o feriado, movimentando a economia em diversos âmbitos, dentre eles as pousadas, restaurantes, o setor cultural e outros”, destacou.
Um dos diretores do grupo Arte-Cristo de São João da Barra, Luiz Fabiano Machado acrescentou que 200 pessoas da cidade estarão participando do espetáculo da Paixão de Cristo, que terá cerca de duas horas de duração, e que em 2019, completará 33 anos.
Já Albert Campos, do grupo Cia. de Teatro, de Barcelos, comemorou a realização da 16ª edição da Paixão de Cristo, que contará com 120 artistas da localidade. “Agradeço desde já todo apoio que estamos recebendo através da secretaria municipal de Turismo e da prefeita Carla Machado, que sempre incentiva e prestigia nosso trabalho. Isso é muito gratificante”, ressaltou Albert.
Edivaldo Machado se reuniu também com a provedora da Irmandade de Nossa Senhora da Penha, Viviane Meireles, para discutir a realização dos festejos, em Atafona. “Esta é a primeira de muitas reuniões e muitas coisas ainda precisam ser definidas. Vamos continuar com a romaria, procissões fluvial e terrestre, apresentações teatrais e missas durante os festejos, que este ano tem como tema: ‘Maria, Mãe da Eucaristia’”, disse Viviane.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS